O PLANO DE AULA PERÍODO DE PANDEMIA
Por: Cleomara Batista • 5/7/2022 • Projeto de pesquisa • 959 Palavras (4 Páginas) • 88 Visualizações
APÊNDICES
PLANO DE AULA PERÍODO DE PANDEMIA | |
Nome da escola | Escola de Educação Básica Professor Germano Wagenfuhr. |
Diretor(a) | Claudia Casagrande. |
Turma | 3º ano do Ensino Fundamental. |
Disciplinas/Campo de Experiência | Durante a semana será abordado as matérias de português, matemática, história, arte e educação física. |
Tema | Jogo de tabuleiro. |
Objetivos/Habilidades | - Aquisição de conhecimentos sobre os jogos de tabuleiro; - Conhecer a importância, respeito e função das regras nos jogos; - Estimular a coordenação motora fina; |
Recursos/Materiais | Jogos, lápis, borracha, palitos, E.V.A, papéis e dobraduras, caixa de ovos, tampinhas de PET, tinta e cola. |
Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos | |
Por ser o primeiro dia realizarei o conhecimento prévio do que a crianças já sabem sobre o assunto, bem como, o que gostariam de aprender. Discutindo sobre as regras dos jogos colocarei elas em escrito no quadro para que possam se familiarizarem com as palavras. Em seguida, apresentarei o jogo de tabuleiro e jogarei com um aluno, após apresentarei outras variedades de jogos como lego, quebra-cabeça, bingo, jogo da velha, trilha, entre outras. Confeccionarei com a turma um jogo da velha com tampinhas de garrafa PET, cada criança faz o seu jogo na escola e depois leva para casa e joga com sua família. Recortaremos um quadrado da caixa de ovo contendo 3 X 3 quadradinhos para depois pintar com tinta, depois de secas entregarei tampinhas onde já terei passado antes durex colorido em cada uma delas, dividindo cinco de uma cor e cinco de outra, com o papel colorido faremos uma moldura em volta da caixa de ovo para finalização. Acredito que levar vários jogos e brincadeiras faz com que as crianças instiguem sua curiosidade. Por fim, entregarei materiais para as crianças registrarem as atividades e os jogos que eles participaram, mostrando assim suas estratégias e pensamentos que tiveram, com pinturas, recortes, dobraduras e desenhos. | |
Avaliação | |
A avaliação será feita através do desempenho e participação de cada aluno nas atividades realizadas no dia. | |
Referências | |
https://atividadesparaprofessores.com.br/jogos-de-tabuleiro-na-educacao-infantil/ https://tablegames.com.br/jogos-de-tabuleiro-unem-diversao-e-aprendizado-para-as-criancas/ |
Anexo:
[pic 1]
SEGUNDO PLANO DE AULA.
Objetivos/Habilidades | - Trabalhar com o raciocínio mental e rápido. - Desenvolver uma situação lúdica para melhor aprendizado; - Criar formas que facilitem as jogadas dos alunos; - Estimular a coordenação motora ampla, além da observação e os comentários sobre as jogadas para que as estratégias e técnicas sejam socializadas e aperfeiçoadas por todos. |
Recursos/Materiais | Fita adesiva, tapete lúdico, cartolina, figuras, cola, tesoura, garrafas PET. |
Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos | |
Boa parte da comunicação das crianças com o ambiente se dá por meio da brincadeira e é dessa maneira que elas se expressam e isso consciente de que as crianças se comunicam pelo brincar. A criança deve ter oportunidade de vivenciar situações ricas e desafiadoras, por isso organizarei uma experiencia diferente com o conhecido jogo da velha em uma versão gigante. A primeira atividade será em duplas na quadra da escola, as crianças desenharam a estrutura básica e preencheram alternadamente os espaços até completarem uma linha, coluna ou diagonal. Depois, a brincadeira foi ampliada e passou a acontecer sobre a mesa, com figuras recortadas de cartolina. Versões gigantes das atividades serão usadas como estratégia para adicionar ludicidade e não limitar o projeto ao espaço da sala de aula. Se por ventura alguns estudantes demonstrarem dificuldades optarei por montar as linhas horizontais e verticais com fita crepe. O desafio extra foi adicionar a corrida como elemento da brincadeira onde com as garrafas afastadas da estrutura, as duplas deveriam correr até as peças para colocá-las nos espaços. | |
Avaliação | |
A avaliação será feita através do desempenho individual e coletiva, observando suas habilidades e desenvolvimento nas atividades propostas neste dia. | |
Referências | |
https://novaescola.org.br/conteudo/5294/jogos-de-tabuleiro-em-versao-gigante-desenvolvem-raciocinio-logico-de-alunos |
Anexos:
[pic 2] [pic 3]
TERCEIRO PLANO DE AULA.
Objetivos/Habilidades | - Trabalhar a paciência, pensamento lógico, atenção e concentração; - Desenvolver a criatividade, planejamento e imaginação; - Criar formas que facilitem as jogadas; |
Recursos/Materiais | Sala de vídeo, folhas de papelão, régua, tinta, pincel, e tampas de garrafa PET. |
Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos | |
Nesta aula trabalharei o JOGO DE DAMAS, onde primeiramente levarei os alunos ate a sala de vídeo onde mostrarei um vídeo lúdico sobre o tema do dia. Em sala, irei passar as regras no quadro para copiar no caderno, para assim tirar dúvidas. Dentro do trabalho com sustentabilidade os alunos construíram os seus tabuleiros e as peças com material reciclável, trabalhando a questão ambiental através do reaproveitamento do lixo, assim como o jogo da velha feito na primeira aula sobre tabuleiros. Iremos até um lugar aberto da escola onde entregarei uma folha de papelão e uma régua para cada dupla de alunos, onde juntos confeccionaremos o jogo de damas, eles deverão fazer as medidas certas e em seguida com tinta pintar os quadrados. Após, voltaremos a sala onde finalizaram o jogo com as tampinhas de garrafa PET, por fim, jogarão. | |
Avaliação | |
A avaliação deste dia será feita através do aprendizado e participação de cada aluno. | |
Referências | |
https://educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/4-ano-b-e-c-jogos-de-tabuleiro/10500 |
...