O PROCESSO PRODUTIVO DA CANA-DE-AÇÚCAR
Por: Depressive • 24/2/2016 • Ensaio • 250 Palavras (1 Páginas) • 377 Visualizações
O processo produtivo da cana-de-açúcar começa com a escolha de variedades da planta, de acordo com as condições de solo e clima do local da plantação, buscando-se produtividade e resistências a pragas. Amostras são analisadas em laboratórios, para garantir a aplicação no campo em volumes adequados. Conhecido o conteúdo, os resíduos sólidos são colocados em caminhões e transportados para a área de plantio. Mudas desenvolvidas especialmente para o plantio são distribuídas por máquinas projetadas para essa finalidade. As mudas são toletes, ou pedaços de cana, que são utilizados como sementes. Puxadas por um trator, as máquinas abrem um sulco na terra, separam os toletes e depositam a cana. Geralmente o replantio é necessário a cada cinco ou seis anos.
Normalmente a colheita ocorre entre abril e dezembro e se dá de maneira manual ou mecanizada. Na colheita mecanizada, a palha é separada da cana e deixada no solo, protegendo o solo de erosão. A cana é, então, depositada em um caminhão. Na colheita manual, feita por trabalhadores rurais, há a queima da cana, que facilita e possibilita o trabalho dos cortadores, além de protege-los de animais. O trabalhador corta a cana rente ao solo, para que consiga cortar a parte específica da cana que retém mais sacarose. A cana cortada é transferida por carregadeiras para caminhões que fazem o transporte até a usina.
Depois de colhida, a cana é perecível e deve chegar o mais cedo possível na usina para evitar perda de qualidade. Após a pesagem do caminhão, u oi
...