TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROINTER - PARCIAL I

Por:   •  30/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O empreendedorismo é estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades, encontrados em certas pessoas.

Empreender significa sonhar, realizar, fazer ou executar. O empreendedorismo é essencial para a geração de riquezas dentro de um país e para a qualidade de vida de muitas pessoas, fazendo com que a economia cresça.

Para que um empreendimento venha ter sucesso , o empreendedor tem que planejar, ser criativo, ter autoconfiança, investir e ter diferenciais para que possa estar acima de seus concorrentes do ramo. Se adaptar as inovações do mercado e exigencias de seus clientes que mudam a cada dia.

Estar preparado para superar desafios e obstáculos que surgem a cada dia de trabalho, a cada passo e cada escolha, seja dentro da empresa ou fora.

Empreender não é algo que está presente no perfil de todos, e sim, na mente e coração apenas daqueles que, ao longo da sua história, plantaram sementes diferenciadas que o levaram a ser um empreendedor.

1. RELATÓRIO DA ENTREVISTA

Do início ao fim da entrevista, pude perceber que o empreendedor nasceu para ser um empresário. Desde cedo, começou a trabalhar, buscando alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.

As experiências vividas nas empresas onde trabalhou, foi o estopim para que ele decidisse se tornar um empreendedor, que, em nenhum momento se arrependeu da sua escolha.

Como todo empreendedor, ele já sabia das dificuldades que encontraria ao longo dos trabalhos de sua empresa. Ele praticamente investiu quase tudo o que tinha para abrir o negócio, e claro, aquele medo de dar errado sempre acompanha.

Hoje sua empresa permanece aberta, funcionando todos os dias da semana, e sua equipe aumentou em comparação ao seu início, notando-se seu crescimento.

Em um ponto da entrevista, o empreendedor fala sobre o potencial de uma renda maior e o fato de ter liberdade de horário. Isso é semelhante com a afirmação de Neli Patel, co-fundador da CrazyEgg, Hello Bar e KISSmetrics, em artigo do Jornal do Empreendedor de 22.08.2016, “Ter o poder de decidir o que fazer com o próprio tempo é a maior fonte de liberdade que se pode ter”

Sua ideia de empreender, basicamente surgiu dentro de sua casa, ao ver seu pai e irmão já sendo empreendedores, e quando notou que sua esposa já tinha amplo conhecimento no ramo que planejavam, faltava apenas obter o capital necessário e fazer o planejamento estratégico antes de começar. Este planejamento citado, pode se basear na orientação de Dornelas (2008), de que, “A constatação de que o “planejamento” já faz parte da agenda do empreendedor iniciante, que reconhece a importância de se planejar o negócio antes de colocar suas ideias em prática”

2. PARECER PESSOAL SOBRE EMPREENDEDORISMO

Existe uma grande diferença entre sonhar e realizar, um grande abismo separa estas palavras. Ter o sonho de empreender e ter a coragem para realizar este sonho, pode estar na cabeça de muitas pessoas, mas não basta apenas sonhar, para superar este abismo e ser um empreendedor, é necessário que se tenha perfil pra isso.

Assim como em tantas outras profissões, nem todos tem perfil pra ser médico, professor ou policial. È necessário que cada um siga uma profissão para que aja crescimento e equilíbrio na sociedade.

Para ser um empreendedor é preciso ter algumas características, tais como: OTIMISMO, AUTOCONFIANÇA, CORAGEM, DESEJO e PERSEVERANÇA.

Saber que todos os dias terá que vencer obstáculos, ter novas ideias, administrar pessoas e finanças, e saber que o comodismo o levará à falência.

Segundo Menezes (2003), “o empreendedor é o indivíduo de iniciativa que promove o empreendimento a partir de um comportamento criativo e inovador, que sabe transformar contextos, estimular a colaboração, criar relacionamentos pessoais, gerar resultados, fazendo o que gosta de fazer, com entusiasmo, dedicação, autoconfiança, otimismo e necessidade de realização”

Sendo assim, se um empreendedor não tiver este perfil e insistir em abrir seu próprio negócio, sua empresa já nascerá morta, é apenas questão de tempo para o fracasso e a frustração acontecer.

3. ANÁLISE DA MATRIZ SWOT

Desenvolvida na década de 60 na Universidade de Stanford, a famosa matriz SWOT, rapidamente se transformou num exercício/método utilizado por todas as principais empresas do mundo na formulação de suas estratégias.

Seu nome, SWOT, é uma sigla que significa Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Por essa razão, o exercício também é conhecimento como análise/matriz FOFA, em português.

Como aponta (MCCREADIE, 2008), “É uma ferramenta usada para a realização de análise de ambiente e serve de base para planejamentos estratégicos e de gestão de uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com