O PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM V
Por: Rodrigo Silva • 4/6/2019 • Trabalho acadêmico • 7.037 Palavras (29 Páginas) • 285 Visualizações
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE
COCA-COLA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM V
SÃO PAULO 2019
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE
COCA-COLA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM V
ALUNO: RODRIGO PEREIRA DA SILVA R.A. 1812975
Projeto Integrado Multidisciplinar - PIM V, apresentado como um dos pré-requisitos para aprovação do bimestre vigente no Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade
São Paulo 2019
Este projeto teve como finalidade abordar as principais características da Coca-Cola, com base na abordagem das disciplinas: Normas da qualidade – Auditoria e certificação, matemática financeira e gestão estratégica da qualidade, que procuram obter melhores resultados no que se refere a processos organizacionais, realizando melhorias continuas e integração de seus colaboradores em um mercado cada vez mais competitivo.
Os métodos utilizados foram pesquisas bibliográfica, realizada por meio de levantamentos em fontes secundárias, a qual compreendeu consultas em livros, e também em acervos e conteúdos disponibilizados na Web.
PALAVRAS-CHAVE: Auditoria e certificação, Coca-Cola, financeira, gestão estratégica, Qualidade.
FIGURA 1 - A história da nossa empresa _______________________________________________________8
- INTRODUÇÃO 6
- DESENVOLVIMENTO 7
- DESCRIÇÃO ORGANIZACIONAL 7
- BREVE APRESENTAÇÃO SOBRE A EMPRESA 7
- COMPROMISSO 8
- NORMAS DA QUALIDADE- AUDITORIA E CERTIFICAÇÃO 10
- MATEMÁTICA FINANCEIRA 18
- CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA O EMPREGO DA MATEMATICA FINANCEIRA 18
- UTILIZAÇÃO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NA EMPRESA 18
- MATEMATICA NO MERCADO FINANCEIRO DA COCA-COLA 20
- GESTÃO ESTRATÉGICA DA QUALIDADE 21
5.1 ATUAÇÃO DA ALTA DIREÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA 21
5.2 CONCEITOS ESTRATÉGICOS PARA QUALIDADE 23
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 26
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 27
INTRODUÇÃO
Com a concorrência crescente no mercado e a mudança no perfil do consumidor que passa a ser cada vez mais exigente, é necessário que as organizações estabeleçam metas e políticas relacionadas a qualidade de forma estratégica, sem esquecer de seguir as normas da qualidade, a fim de possibilitar seu fortalecimento e fomentar cada vez a competitividade visando a sua rentabilidade. Diante da crise, é possível observar uma mudança no perfil do consumidor, assim como nas organizações, sendo buscado atualmente o custo-benefício e o cumprimento de normas internacionais, exigidas como certo padrão de qualidade pelo mercado. Com a propagação cada vez mais rápida da internet, houve a transformação da tomada de decisão antes da compra, pois possibilitou o consumidor analisar melhor através da opinião de quem já consumiu, se opta em adquirir certo produto ou não. Em virtude disso as empresas cada vez mais estão buscando formas inovadoras e criativas para que os consumidores adquiram a seus produtos e serviços, por meio de formadores de opinião, atualmente denominados “influencers”, ou através da famigerada propaganda. Em razão das transformações do mercado a Coca-Cola, busca sempre atender as normas da qualidade e desenvolver estratégias que possam atender as necessidades do consumidor, tendo controle financeiro e da qualidade rígidos, buscando o melhor custo benefício, tanto para a organização, quanto para seus clientes.
DESENVOLVIMENTO
- DESCRIÇÃO ORGANIZACIONAL
- Breve apresentação sobre a empresa e seu negócio
Em 1942 foi instalada a primeira fábrica de Coca-Cola em nosso país, na cidade do Rio de Janeiro. Três anos depois nascia a primeira franquia, dada à Industrial de Refrescos, do Rio Grande do Sul, para fabricação de Coca-Cola em Porto Alegre. O contrato de fabricação permitia, àquela empresa, total exclusividade de produção e comercialização no território de sua franquia. Valendo-se das melhores técnicas de vendas que já conhecia, nas quais incluíam-se promoções de todas as espécies, Coca-Cola sai às ruas do Rio, com vontade de vencer. E para um produto novo, com tantas questões em torno de si, registrou em um mês a venda de 1.843 caixas, volume inexpressivo, mas que serviu de estímulo para que se redobrassem os esforços. Valeria a pena.
A Coca-Cola, gigante multinacional das bebidas oferece mais de 600 marcas diferentes, ao redor do mundo, aos seus consumidores. Impressionante, no entanto, é a quantidade de marcas utilizadas regionalmente. No Brasil, por exemplo, são aproximadamente 30 marcas que se abrem em um leque de mais de 125 produtos em diversas embalagens, desde latas de alumínio a garrafas de vidro, passando por embalagens PET e Tetra Pak.
FIGURA 1 - A história da nossa empresa[pic 2]
FONTE: https://www.ccepiberia.com/assets/pdf/politica-da-qualidade-ambiente-seguranca-e-saude.pdf
...