O PROJETO MULTIDISCIPLINAR MODELO
Por: paulo0204 • 29/10/2022 • Trabalho acadêmico • 1.731 Palavras (7 Páginas) • 148 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E NEGÓCIOS
CURSO SUPERIOR EM GESTÃO DA QUALIDADE
AMBEV
NOME COMPLETO DO ALUNO e RGM:
São Paulo
2022
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E NEGÓCIOS
CURSO SUPERIOR GESTÃO DA QUALIDADE
AMBEV
Projeto Integrado em Gestão da Qualidade I apresentado à Universidade Cruzeiro do Sul, como exigência do Curso Superior em Gestão da Qualidade sob orientação da tutora Isis Raquel Cyrillo, engenheira de produção e prof. Nilson Carvalho.
São Paulo
2022
SUMÁRIO
SUMÁRIO 3
INTRODUÇÃO 4
1. EMPRESA 5
2. TECNOLOGIAS DA QUALIDADE 6
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
4. REFERÊNCIAS 9
5 - A N E X O S/ APÊNDICES 10
INTRODUÇÃO
[A introdução deve ser o último item a ser escrito. Vocês deverão falar sobre a organização, o que foi feito no decorrer do trabalho e o objetivo deste.
Esse item deve conter o tema do trabalho, relevância do tema, justificada por meio do referencial teórico, objetivo do trabalho e justificativa.
Nesse item, vocês devem contar ao leitor o que ele vai encontrar no decorrer do trabalho. Procurem detalhar bem].
Ambev
A Ambev é uma empresa brasileira dedicada à produção de bebidas com mais de 30 marcas, 32 cervejarias, 2 maltarias no Brasil, 100 centros de distribuição direta, 6 centros de excelência e presença em 19 países, sendo 16 deles nas Américas.
Foi fundada pelos empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann e Carlos Alberto Sicupira, em 1 de julho de 1999 com a fusão das Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica no Rio de Janeiro. Mas a história começa muito antes, quando ainda havia duas cervejarias na década de 1880: a Companhia Antarctica Paulista e a Manufatura de Cerveja Brahma & Companhia.
[pic 1]
1.1 DADOS OFICIAIS
A Ambev S.A, é inscrita no CNPJ, nº 07.526.557/0001-00, com sede na cidade de São Paulo/SP, na Rua Renato Paes de Barros, 1017, 4º andar. O principal ramo de atividade da empresa é a fabricação e distribuição de cervejas e chopes, tendo como seu capital social R$ 58.046.148.653,22. Atualmente a operação da empresa está estabelecida em 18 países: Brasil, Canadá, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai, Guatemala (que também abastece El Salvador, Honduras e Nicarágua), República Dominicana, Cuba, Panamá, Barbados, Saint Vincent, Dominica e Antigua, contando com 30 marcas de bebida, além de 100 centros de distribuição (6 de Excelência no Brasil) e cerca de 46.500 funcionários, sendo 35 mil colaboradores somente no Brasil.
1.2 HISTÓRICO
A Ambev nasceu, em 1999, da união entre as Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica. Mas essa história começou muito antes, quando ainda eram duas cervejarias na década de 1880: a Companhia Antarctica Paulista e a Manufactura de Cerveja Brahma & Villeger & Companhia. Uma historia que se inicia em 1853, com a fundação da Bohemia, primeira cervejaria do Brasil. Em 1885 um grupo de indústria adquire um terreno em são Paulo, aonde alguns anos depois se instalaria a companhia Antarctica paulista, onde em 1889 iniciaria sua produção.
Em 1888 o suíço Joseph Villeger inaugura uma oficina com nome Manufadtura de cerveja Brahma & Villeger & Companhia, no Rio de Janeiro, que em 1894 Joseph Villeger, associa Brahma com a cervejaria Georg Mascke & cia.
Em 1895 a Artarctica lança sua primeira logomarca, uma estrela de seis pontas, sugestão de técnicos cervejeiros alemães.
A companhia em 1904 compra uma cervejaria na Mooca aonde passa ser sua principal unidade. Sua primeira filial vem em 1911 em ribeirão preto, onde produziam gelo e cerveja, em 1915 a marca lança as primeiras geladeiras a gelo, batizadas de ‘perfeitas’ o gelo era fornecido pela própria companhia em casas comerciais e residenciais.
Em 1930 a cervejaria Guanabara, de são Paulo e adquirida pela Brahma, onde começa a produção da marca no estado.
Em 1935 a Antarctica muda seu rotulo adicionando dois pinguins que passam a acompanhar sua estrela. 1936 a criação da fundação Antonio e Helena Zerenner instituição nacional de beneficência. Acionista majoritária da companhia, mantem hospitais, escolas e creches que atendem funcionários e dependentes da empresa.
No inicio da década 40, a empresa adriática passa o controle da empresa para Antarctica, o mesmo acontece com a Bohemia na década de 60.
Em 70 e anunciada a associação entre Brahma e fratelli Vita Indústria e Comercio SA, onde sua filial de Curitiba inovou em um engradado para transporte de bebidas, em Agudos – SP lançaram as embalagens em latas, em 1975 um sistema novo de armazenagem em tanques ao ar livre com refrigeração própria substituindo o sistema de adegas.
No ano seguinte Estados Unidos e Ásia começam a importar produtos da Antarctica, a mesma começa a administrar a Cervejaria Serra Malte existente desde 1957.
No começo da década de 80, a Brahma assume as Cervejarias Reunidas Skol Curacu SA, fabricante da cerveja Skol desde 1967. Em 1982 foi criada a Fundação Assistencial Brahma, que visava dar assistência medica e dentaria para seus colaboradores e dependentes, além de estimular o estudo, esporte e cultura.
O laboratório da Brahma lança uma cervejaria piloto, em 1989 o Grupo Garantia assume a Companhia Cervejaria Brahma, iniciando uma nova fase da marca nos anos 90.
O Grupo Antarctica com sede em São Paulo e constituído com 23 empresas sob seu comando. Em 1991 o Grupo Antarctica lança no pais a primeira cerveja sem álcool chamada Kronebier.
Na década de 90 e implantada no Centro de Tecnologia de Alimentos do Senai no Rio de Janeiro, a primeira Cervejaria escola do Brasil, com apoio de Antarctica e Brahma.
...