O Papel Atual Na Atuação Do Engenheiro De Segurança
Dissertações: O Papel Atual Na Atuação Do Engenheiro De Segurança. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: elisonf • 8/2/2014 • 443 Palavras (2 Páginas) • 461 Visualizações
O papel atual na atuação do engenheiro de segurança
Empresa ALFA: Nesta empresa, que possui um alto índice de acidentes de trabalho, mão-de-obra altamente especializada e, embora não conste, será considerada uma baixa rotatividade, o engenheiro de segurança do trabalho terá como foco principal, inicialmente, a redução dos índices de acidente do trabalho, através da análise do processo, projetos de melhoria, implementação de sistemas de segurança, gerência de riscos, entre outros. A análise dos acidentes, investigação das causas e a tomada de ações corretivas e preventivas serão de suma importância para a melhoria dos índices. Devido à baixa rotatividade, os treinamentos específicos voltados para segurança, além de campanhas educativas voltadas aos funcionários também serão importantes fatores na busca da redução destes índices. A fiscalização sobre o trabalho também deve ser efetiva, para verificar quais acidentes estão sendo causados por mau uso de equipamentos, falta de uso de EPI’s, entre outros. Em suma, nesta empresa o engenheiro de segurança do trabalho deve implantar (ou reformular, caso a empresa já possua) um sistema de segurança eficiente e eficaz, como medida de prevenção de acidentes, redução de riscos aos trabalhadores, além de atuar fortemente no treinamento e conscientização dos mesmos, além de fiscalizar a atuação dos trabalhadores nos desenvolvimento de suas tarefas.
Empresa BETA: A empresa possui um índice de acidentes do trabalho muito baixo, mão-de-obra com baixa especialização e alta rotatividade. Neste caso, o engenheiro de segurança do trabalho ainda deve atuar nos acidentes de trabalho, visto que o desejável é sempre um índice zero. Porém, como o índice da empresa é baixo , o engenheiro pode se concentrar principalmente em revisar os programas e sistemas de segurança, revisar o processo produtivo para encontrar outras falhas que possam vir a causar acidentes, riscos ocupacionais, entre outros. O engenheiro de segurança do trabalho deve estar sempre em busca de pontos que possam ser melhorados, que possam deixar de oferecer riscos à saúde e segurança do trabalhador. Os treinamentos de segurança e as campanhas educativas também são importantes nesta empresa, porém, os mesmo devem ter uma menor especificidade e serem mais repetitivos, devido à alta rotatividade da empresa. A fiscalização deve ser efetiva, também em decorrência da alta rotatividade. Em suma, nesta empresa o engenheiro de segurança deve revisar o sistema de segurança, buscando seu aperfeiçoamento, além de garantir sua manutenção com baixos índices de acidentes.
Verifica-se que, em ambas as empresas, embora parecida a atuação do engenheiro de segurança do trabalho, a intensidade da atuação varia em cada linha de trabalho, visto que a empresa ALFA possui sérios problemas de segurança, enquanto a empresa BETA necessita apenas da manutenção do sistema e melhorias pontuais para buscar o índice zero.
...