O Papel Da Escola No Aprimoramento Da Alfabetização E Do Letramento Na Educação Infantil.
Artigos Científicos: O Papel Da Escola No Aprimoramento Da Alfabetização E Do Letramento Na Educação Infantil.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: arteideia • 19/10/2014 • 637 Palavras (3 Páginas) • 696 Visualizações
Produção de Cláudia Bohrer Marcondes
TEMA:
O papel da escola no aprimoramento da alfabetização e do letramento na Educação Infantil.
DELIMITAÇÃO:
A criança é alfabetizada bem antes de fazer parte de um grupo escolar, onde deve participar e envolver-se no mecanismo formal de leitura e de escrita. Alfabetizar é estar atento a prática da escrita e sua descoberta, já o letramento da função social ao indivíduo em ler e escrever. Ambos podem ocorrer ao mesmo tempo?
A escola é a grande mediadora da aplicação das habilidades de ler e escrever, entre professores e alunos. O maior objetivo está em introduzir os alunos na prática da leitura e da escrita. Desejamos rever se na formação do aluno o ato de codificação e decodificação a escrita deixou de ter valor.
Percebemos que alfabetizar e letrar são duas tarefas que devem ser desenvolvidas juntamente na educação infantil. Por esses motivos, o trabalho abordará questões de alfabetização, letramento, alfabetizar letrando, apresentações de práticas pedagógicas que envolvam o educando na prática escolar.
A pesquisa será realizada em torno da prática pedagógica vivenciada por educadores das escolas municipais de Itapema/SC e por alguns relatos bibliográficos, que envolvam a proposta de alfabetizar letrando no ensino fundamental.
OBJETIVOS:
Geral: Identificar a importância do alfabetizar letrando, no processo pedagógico, visando a inclusão da criança nas práticas sociais.
Específicos:
• Conceituar Alfabetização e Letramento;
• Analisar a alfabetização letrando;
• Estabelecer relações entre Alfabetização e letramento na prática escolar;
• Demonstrar práticas sociais que o educando deve desenvolver na Educação infantil.
JUSTIFICATIVA:
Para a construção de uma sociedade desenvolvida é importante pensarmos melhor a respeito da educação. O domínio da escrita e da leitura, em diferentes vertentes da palavra escrita e falada, é importante para o domínio da individualidade pessoal e coletiva. É diretiro de toda pessoa a cidadania e a competência profissional, por meio do domínio da língua portuguesa.
O alfabetizado não precisa especificamente ser um indivíduo letrado, mesmo que seja capaz de ler e escrever. Pois o letrado é aquele que sabe ler e escrever, mas não está apto a demandas sociais da leitura e da escrita. Em função dessas diferenças, o enducando do esino fundamental deve ser letrado e alfabetizado para desenvolver todas as suas habilidades. O ato de alfabetizar letrando está em ensinar a ler e escrever num contexto social, ativo e grupal; visando elevar o nível cultural e social de cada indivíduo.
Por esses motivos apresentados é fundamental revisar os conceitos e práticas que envolvem o letramento e a alfabetização, trazidos por autores como Soares (1999) com sua visão dos concetios transformarem o indivíduo e o levarem as condições adequadas de cultura.
O letramento se amplia na alfabetização,
...