O Papel De Profissionais
Artigo: O Papel De Profissionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mimi.Ramos • 27/9/2013 • 845 Palavras (4 Páginas) • 390 Visualizações
Universidade Estácio da Bahia Fratelli Vita
Curso: Logística 1º Semestre
O Papel de Profissionais e Áreas na Gestão por Processos
Resumo
Os gestores do processo de negócios equivaleriam aos diretores das áreas funcionais. Assim como eles, os gestores do processo de negócios são alguns poucos dentro da organização, um profissional para cada um dos poucos processos de negócios que a empresa possui. O gestor deve ter o perfil de um gerente sênior(sênior management).
O gestor do processo deve ter plena responsabilidade e autoridade sobre seu processo de negócios, e isso engloba:
• Assegurar os recursos necessários para atender às demandas do processo de negócios conforme seu projeto em vigor;
• Realizar a medição contínua do desempenho de aspectos críticos do processo;
• Definir e coordenar as alterações necessárias para a evolução contínua do processo;
Os gestores funcionais têm controle total do trabalho e das pessoas que o realizam, enquanto na abordagem de processos de negócios o gestor do processo controla apenas a gestão e a operação do processo. Os gerentes de áreas, também são eles que executarão as diversas atividades requeridas ao longo de um processo de negócios.
O cenário função-processo é o predominante na grande maioria das organizações, de um lado, a estrutura horizontal de processo de negócios, com ambas disputando os mesmos recursos.
Entre outras habilidades importantes ao gestor do processo estão:
• Bom relacionamento com áreas funcionais da organização;
• Comunicação efetiva com os membros da equipe, sabendo, sobretudo, utilizar os recursos de TI disponíveis;
• Grande capacidade de coordenação, a fim de harmonizar os trabalhos dos diversos intervenientes que participam do processo de negócios;
Para analisar os papéis assumidos e as responsabilidades da equipe de gestão por processo, deve-se ter uma visão bastante clara de seu trabalho; para isso, recorreremos ao estudo de equipes virtuais e formas de organização de trabalho desenvolvido por Bradford Bell.
Características do perfil mais apropriado de profissionais que atuam em equipes virtuais:
• Disciplinado, uma vez que não há uma supervisão forte e direta no ambiente colaborativo;
• Aberto aos feedbacks, a mudanças, a diferentes pessoas, culturas e formas de pensamentos;
• Comprometido e conectado à empresa e aos negócios;
Descrevemos a seguir demandas que comentam as especificidades relativas à gestão por processo de negócios.
Comunicado Eficaz: devem ser realizados sempre que necessário e conforme viabilidade. A equipe deve ter à sua disposição um meio simples, direto e fácil para atender às suas necessidades de comunicação. O estudo resultou da análise de quatro meios de comunicação apoiados por tecnologias colaborativas: apenas texto, somente áudio, texto-vídeo e áudio-vídeo.
Orientação da Equipe: no ambiente dos processos de negócios, que envolvem diversos profissionais distantes geograficamente e que trabalham em turnos diferentes, a interatividade digital é fundamental para a orientação da equipe.
Senso de Equipe: a utilização de soluções específicas para a gestão por processos, como os sistemas BPMS, auxilia na criação da identidade do grupo.
Há um conjunto de atividades organizacionais que dão apoio à operação e ao contínuo desenvolvimento destes. Nos parágrafos a seguir, comentamos a interação dessas áreas na gestão por processos
...