O Planejamento No Contexto Escolar
Exames: O Planejamento No Contexto Escolar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cslo • 1/11/2014 • 2.616 Palavras (11 Páginas) • 509 Visualizações
O Planejamento no contexto Escolar
Sabemos que o cotidiano da sala de aula é repleto de desafios: indisciplina, desinteresse dos alunos, condições inadequadas de trabalho, problemas de ordem familiar e emocional, baixa qualidade de aprendizagem, entre outros, que interferem no desempenho dos estudantes.
O professor deve ser um incansável pesquisador, refletir sobre sua prática pedagógica e encontrar caminhos, dessa forma, acreditamos que o planejamento de ensino dará suporte a esta caminhada. Planejar é algo que faz parte do ser humano, mas na escola assume papel fundamental, apesar da descrença e não valorização dessa prática por muitos professores. Falar em planejamento nos remete aquelas semanas pedagógicas que acontecem no inicio do ano letivo em cada escola, muitas vezes consideradas cansativas e desinteressantes por muito educadores.
Planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto (VASCONCELLOS, 2000, p.79). Envolve projetar uma ação, elaborar um plano ou roteiro, um trabalho de preparação, um processo contínuo de reflexão e tomada de decisão. Leia o texto abaixo para que possa refletir sobre planejamento.
Você irá conhecer as etapas do planejamento de ensino, esperamos que desenvolva determinados conhecimentos sobre as finalidades de cada etapa, além de estar familiarizado com a terminologia. Esperamos oferecer a você uma visão geral sobre o planejamento de ensino.
Agora vamos refletir juntos sobre as etapas que compõem um planejamento de ensino. Todo plano deve partir da análise da realidade, que possibilita verificar seus limites, possibilidades e necessidades. Pensar a relação escola e sociedade, para identificarmos as principais características, pois não podemos educar sem partir da realidade concreta dos alunos. Esta realidade envolve três dimensões: alunos, escola e comunidade. Em um primeiro momento o professor precisa se autoconhecer em termos humanos (caráter, ética e outros), intelectuais (ser reflexivo, ir além do senso comum), e profissionais (competência, domínio do conteúdo e metodologias de ensino).
Na segunda etapa ocorre a delimitação dos objetivos educacionais, que são metas, finalidades a serem atingidas com a nossa prática pedagógica e podem ser classificados em objetivos gerias e específicos. Os objetivos geraissão os objetivos mais abrangentes, de longo prazo, coerentes com as habilidades, competências ao longo do curso. São iniciados por verbos que dão idéia ampla (compreender, saber, atualizar, valorizar, etc.).Exemplo: Ao término do curso, os alunos deverão ser capazes de ... A avaliação envolve as estratégias que o professor utiliza para acompanhar a construção do conhecimento por parte do aluno. Não pode se limitar aos aspectos quantitativos: provas, trabalhos ou pesquisas; deve ser um elemento integrador do processo ensino e aprendizagem e não forma de ameaça ou controle. Envolve o desempenho do aluno e professor, conduzindo-o a uma situação de replanejamento face aos resultados alcançados. Deve ser um processo contínuo, que busque atingir os objetivos propostos e promova adequações no plano de ensino.
Observe a estrutura para construção do plano de aula, que precisa ser iniciada com os dados de identificação de onde será desenvolvida a sua aula.
Roteiro básico para elaboração do Plano de Aula
Escola Estadual ______________________________________________________
Professora:__________________________________________________________
Série:____________Turma:____________ Turno:___________Data: ___/___/2009.
Estagiário: _______________________________________________
Disciplina: _______________________________________________
Conteúdo
Toda aula parte de um assunto, ou seja, dessa forma, precisamos identificar o tema da aula que será ministrada, que poderá ser mais ou menos detalhado.
Objetivos Específicos
Em seguida precisamos estabelecer os objetivos específicos em um plano de ensino, estes correspondem as finalidades delimitadas com antecedência, ou seja, resultados previamente estipulados, indicando o comportamento final do aluno, ou seja modificações de atitudes, obtidas por meio de experiências de aprendizagem. Descreva de forma clara os resultados que pretende atingir com a aula proposta, estes devem ser elaborados de forma simples, que demonstrem o comportamento final do aluno.
Ao delimitar os objetivos específicos cabe lembrar que devem estar relacionados com os objetivos gerais expressos no seu plano de curso e devem estar coerentes com os princípios pedagógicos e filosóficos da instituição. Agora quero que leia a fábula abaixo e estabeleça relações com o planejamento de ensino, em seguida, poste o resultado de suas reflexões no Fórum.
• Procedimentos Metodológicos
• Sabemos que uma aula é constituída de introdução, desenvolvimento e fechamento. Na introdução, ocorre a apresentação do tema, onde o você poderá apresentar uma situação-problema, para estimular o pensamento crítico do aluno, ou seja, um desafio, que para solucioná-lo necessitará dos conteúdos trabalhados em aula. Este problema poderá ser colocado aos alunos através de uma pergunta que suscite a curiosidade dos mesmos. É o momento de descrever detalhadamente todas as atividades desenvolvidas.
• Na Introdução podemos também aplicar uma dinâmica que possa motivar a turma, que possa estar relacionada ao tema proposto. Podemos também partir de uma revisão da aula anterior, para poder servir de “gancho” para os conteúdos a serem desenvolvidos. Temos também a possibilidade de utilizar um vídeo, músicas, poemas, charges, imagens e outros....
• Cabe ressaltar a necessidade de sempre levantar os saberes prévios dos alunos acerca do tema proposto e a partir dele verificar suas curiosidades, e o que gostariam de saber a mais sobre o tema. No desenvolvimento da aula ocorre o trabalho com o conteúdo proposto através de diversas técnicas, que podem ser individualizadas, socializadas, aula expositiva dialogada e outras. É importante suscitar nos alunos atividade mental e prática, colocando seu pensamento em movimento,
...