O Portfólio Interdisciplinares
Por: 040300 • 7/2/2021 • Seminário • 2.782 Palavras (12 Páginas) • 183 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Passo 1 MODELO BUROCRÁTICO 4
2.2 MODELO DE GESTÃO NO FORMATO MAS PARTICIPATIVO DE GESTÃO?....4
2.3 MODELO DE GESTÃO UM FORMATO MAIS “ORIENTADO PARA RESULTADOS”?..........................................................................................................5
3.1 Passo 2 ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO (EAP).....................................5
3.2 MATRIZ DE RESPONSABILIDADES (RACI)........................................................7
3.3 ELABORE UM PLANO DE RISCOS 7
4.1 Passo 3 ABERTURA E MANUTENÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS 8
4.2 IMPACTO SOBRE O PLANO DA EMPRESA........................................................9
4.3 CONCEITO DE CULTURA DE INOVAÇÃO 9
4.4 PROCESSO DE INOVAÇÃO 10
5.1 Passo 4 ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA 10
5.2 CONCEITO DE AUTONOMIA DE KANT PARA A ADMINISTRAÇÃO 11
6.1 Passo 5 CONTRATO INTERMITENTE 11
7 CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como proposta acompanhar de maneira investigativa, com base em análise e critérios e padrões qualitativos e quantitativos a ampliação da empresa de móveis e mudança do modelo de gestão, denominada MOVÉIS HEMEJAN. Esta proposta utilizará conhecimentos de Empreendedorismo, Gestão de Projetos, Modelos de Gestão, Legislação Social e Trabalhista e Homem, Cultura e Sociedade.
A empresa atua no segmento de fabricação de móveis e conta com uma equipe de 05 (cinco) funcionários e está localizada na cidade de Londrina no estado do Paraná. Foram dados 5 (cinco) passos para solucionarmos os problemas do Sr. Rubens, na qual a empresa é familiar, sendo 3 (três) filhos e 1 (um) sobrinho. Só que o Sr. Rubens está sendo sobrecarregado porque todas as decisões, seja de qual área for, precisam passar “pelo conhecimento e pelas mãos” dele. E o nosso foco é não sobrecarregar o Sr. Rubens, mudando o modelo de gestão para uma gestão eficiente de projetos e mais inovação e agilidade.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com nosso conhecimento adquirido durante o decorrer do curso, para que possamos responder cada situação problema e superar as expectativas do Sr. Rubens na qual nos contratou para solucionarmos os seus problemas atendendo aos requisitos legais e de ética e responsabilidade socioambiental que o atual mercado requer.
DESENVOLVIMENTO
A MÓVEIS HEMEJAN é uma empresa familiar localizada na cidade de Londrina/PR, especializada na fabricação de móveis como armários para cozinhas, mesas, camas, guarda-roupas, sofás, racks e diversos outros produtos.
O diretor geral da HEMEJAN é o Sr. Rubens. Márcio é filho de Sr. Rubens e cuida do financeiro; Juliana, filha do Sr. Rubens cuida do Marketing; Alberto, o filho caçula, cuida da parte da produção e Lauro, sobrinho de Sr. Rubens, é responsável pelo departamento de RH.
FIGURA 1 – Organograma (resumido) da empresa HEMEJAN[pic 14]
2.1. Passo 1 PESQUISE E APRESENTE QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO MODELO BUROCRÁTICO.
Na empresa HEMEJAN o modelo de gestão que prevalece é o modelo burocrático e suas principais características são: o formalismo, onde não há espaço para autonomia, e sim para a centralização do poder, com regras e diretrizes, e em consequência do formalismo a impessoalidade, onde as pessoas não se relacionam entre si, o relacionamento ocorre entre cargos e funções. Outra característica é o profissionalismo, onde as competências técnicas têm muito mais valor do que competências interpessoais.
“Na teoria da Burocracia, definida por Max Weber, teve como origem à necessidade de uma abordagem generalista e integrada das organizações.
Weber define a Burocracia como um tipo de poder suficiente para a funcionalidade eficaz das estruturas organizacionais. A Característica principal reside racionalidade do ponto de vista das atividades desempenhadas na organização. Na Burocracia, a liderança se dá através de regras impessoais e escritas numa estrutura hierárquica.”
2.2. QUAL SERIA O MODELO DE GESTÃO QUE TRARIA A EMPRESA UM FORMATO MAIS PARTICIPATIVO DE GESTÃO? EXPLIQUE COMO FUNCIONARIA ESSE MODELO.
O melhor modelo de gestão para a empresa HEMEJAN que solucionaria a agilidade das decisões a serem tomadas e para não perderem a competitividade da empresa com as demais, seria sem dúvida o modelo contemporâneo, pois nele os colaboradores têm autonomia, responsabilidade e comprometimento e consequentemente os resultados torna-se mais produtivo, sociável e não menos responsável.
“De acordo com Sandro Cantidio, o ambiente contemporâneo favorece a inovação. Sabemos que muitos fatores inibidores à inovação ainda existem – tais como chefias contrárias às mudanças, cultura da empresa, recursos escassos, falta de visão da empresa, missão conflitante, etc, porém a inovação apenas ocorre em ambientes favoráveis que, como vimos é o ambiente contemporâneo, pois onde todos estão comprometidos com os objetivos da empresa, torna-se mais produtivo.”
...