O Projeto PCA e Lazer
Por: Adrian-opo • 6/6/2022 • Resenha • 685 Palavras (3 Páginas) • 124 Visualizações
Projeto PCA e lazer
Grupo: Adrian
Arvorismo
Introdução
As Práticas Corporais de Aventura (PCAs) se diferenciam das demais modalidades esportivas devido a estarem relacionadas a um maior grau de risco e adrenalina, dado às condições de altura e velocidade. Diante disso, se tornam mais emocionantes mas também exigem um maior esforço físico e maior controle emocional, temos como alguns exemplos, Escalada, Canoagem e Arvorismo. A PCA que será abordada ao longo do trabalho é o arvorismo, no qual proporciona ao indivíduo um contato direto com a natureza, e consiste na travessia de um percurso suspenso e com diferentes obstáculos, em meio às copas das árvores. Todavia, os esportes radicais – mais especificamente o Arvorismo – quando praticados como uma forma de lazer ou atividade recreativa podem ser muito divertidos e promover o bem estar. Entretanto, se não tomar os devidos cuidados poderão gerar acidentes e até a morte do praticante.
Objetivo
O objetivo dessa proposta é implementar o Arvorismo de forma gratuita para a população, visando a participação (inclusão) de toda comunidade como mecanismo da prática do lazer, com a finalidade de propiciar uma melhor qualidade de vida dos indivíduos, visto que, o arvorismo quando praticado na forma de lazer, traz inúmeros benefícios para o corpo, consequentemente, auxiliando nas doenças relacionadas à depressão, obesidade, entre outros.
Justificativa
O arvorismo foi escolhido pois não é uma prática tão conhecida, então, ele foi optado para aumentar o olhar sobre as práticas corporais de aventura, também por ele não ter restrição de idade, o único requisito é ter mais de 1,40 de altura. Mas mais importante é que esta pratica provem uma aproximação do ser humano com a natureza, seja, buscando adrenalina ou prazer e satisfação, independentemente de ser para competição, lazer, superação, etc. Ela sempre vai ajudar o indivíduo nesta aproximação e conexão
Pensando mais para um lado físico, psíquico e social, o arvorismo também melhora do condicionamento e preparo físico; proporciona relaxamento mental por conta do contato com a natureza; A prática libera endorfina, hormônio que ajuda a reduzir o estresse e traz sensação de bem-estar; favorece a socialização e com isso você pode fazer novos amigos; é atividades desafiante e motivadora. Além claro de um projeto deste renova a comunidade, deixando com um ar mais leve e sem tanta pressão.
Metodologia
O desenvolvimento das propostas deverá ser realizado em 3 etapas de trabalho. Os trabalhos envolverão vistorias de campo, pesquisa bibliográfica, pesquisa e análise de materiais construtivos menos agressivos a natureza e desenvolvimento de ideias sobre as construções escolhidas.
A primeira etapa consistirá em levantar dados sobre o local, em fazer o reconhecimento das condições atuais dos percursos existentes no local e definição de ações necessárias para adequação do local. Também ter ideias para um provável percurso de acordo com uma visita ao local. Com o mesmo ato também será possível identificar algumas limitações para a realização do projeto, com isto, começar a pensar em soluções para o mesmo.
...