O Projeto Político Pedagógico
Ensaios: O Projeto Político Pedagógico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 19952011 • 5/12/2014 • 1.171 Palavras (5 Páginas) • 258 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O Projeto Político Pedagógico (P.P.P.) é um documento legal que define a identidade, a missão institucional, os princípios as metas prioridades e perspectivas escolares. É um direito que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) de 20 de dezembro de 1996, concedeu à escola para da liberdade e autonomia para instituir, estabelecer e criar objetos, procedimentos, instrumentos, modos de agir, estruturas, hábitos e valores, ressignificando a própria cultura escolar de maneira participativa e transparente com a sociedade.
Para construir este projeto é fundamental a participação de toda a comunidade escolar, sua laboração deverá refletir a realidade da escola, direcionando todas as ações e buscando compreender o significado e o processo do projeto pedagógico que vai além de agrupamento de planos e ensino de atividades diversas, o projeto não é algo construído e em seguida arquivado ou encaminhado as autoridades como prova de cumprimento de tarefas burocráticas. Para que se possa falar de um projeto impregnado por uma intencionalidade significadora, impõe-se que todas as partes envolvidas na prática educativa de uma escola estejam profundamente integradas na constituição e vivenciação dessa intencionalidade.
As escolas seguem regras nacionais de educação elaboradas pelo Ministério de Educação, mas com o Projeto Político Pedagógico possibilita cada unidade de ensino se adaptar a cada região do país atendendo as suas carências e dando identidade própria a essa instituição de ensino. A elaboração do projeto é feito por toda a comunidade educativa, é baseado em uma gestão democrática, direção pedagogos, professores, todos que estão envolvidos na instituição, os pais e os alunos todos aprendendo a trabalhar em coletividade visando a qualidade do ensino. Para ter tantas informações relevantes, o P.P.P. se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que todos os membros das equipes gestora e pedagógicas devem consultar a cada tomada de decisão. O P.P.P. se torna um documento vivo e eficiente na medida em que serve de parâmetros para discutir referências, experiências e ações.
2 DESENVOLVIMENTO
O P.P.P. é construído e vivenciado em todos os momentos e por todos aqueles que estão envolvidos na escola. Para que a construção do Projeto seja possível é necessário que a equipe propicie situações que permitam aprender a pensar e realizar o fazer pedagógico de forma coerente. “O PPP é entendido como a própria organização do trabalho pedagógico da escola, partindo dos princípios de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério.” (VEIGA, 2001, p. 39).
2.1 AS TRÊS DIMENSÕES DO PPP
A construção de um Projeto Político Pedagógico traz à tona questões ligadas à gestão escolar, englobando as questões pedagógicas, administrativas e financeiras. Esse processo deve ser fruto de discussões e deliberações feitas por parte dos diferentes membros da comunidade escolar. Portanto, para a consolidação de um projeto interdisciplinar e globalizador, a escola necessita desenvolver formas democráticas de organização, gestão e funcionamento escolar, dando atenção à melhoria dos processos formativos, à utilização transparente dos recursos e à melhoria das relações de trabalho em seu interior. Desse modo, é necessária a programação de ações colegiadas articuladas a situações em que o aprender a pensar não se dissocie do executar e, portanto, da efetivação de um Projeto Político-Pedagógico consistente. A Unidade de Ensino busca realizar suas atividades contemplando eixos importantes, entre eles: Dimensão Pedagógica, Política e Administrativa.
2.1.1 Dimensão Pedagógica
Que diz respeito às ações e procedimentos diretamente associados à aprendizagem os alunos, tempo pedagógico, equipe docente, formação continuada, recursos didáticos e desenvolvimento de projetos educativos. A Dimensão Pedagógica volta-se para a melhoria da qualidade de ensino e está estreitamente ligado à identidade da escola, à sua missão social, à clientela e aos resultados obtidos. Nesse sentido, de posse do diagnóstico da escola, a comunidade escolar pode partir da análise da função social da escola para ter como ponto de chegada à escola que quer construir, ou seja, iniciar a discussão analisando para que serve a escola e em que medida ela está cumprindo a sua finalidade social. Só então poderá ficar claro o que é necessário mudar, para, finalmente, trabalhar por isso.
2.1.2 Dimensão Política
É na dimensão política que os processos políticos englobam a formulação de mecanismos de participação da comunidade local e escolar na construção e consolidação de um projeto político pedagógico bem como a ligação das relações da escola com o sistema de ensino e com a sociedade.
...