O Projeto Político-Pedagógico Na Perspectiva Do Planejamento Participativo.
Artigos Científicos: O Projeto Político-Pedagógico Na Perspectiva Do Planejamento Participativo.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: landosilva • 23/3/2015 • 901 Palavras (4 Páginas) • 470 Visualizações
ATIVIDADE II
O Projeto Político-Pedagógico na perspectiva do planejamento participativo.
A elaboração, implementação e avaliação do Projeto Político-Pedagógico
O que os vídeos apresentam sobre PPP e a gestão democrática da escola?
O vídeo coloca a escola como um espaço promissor para formação humana, isto significa que deverá haver uma heterogeneidade, nas tentativas de construção coletiva do Projeto Político Pedagógico, e que não se pode apenas levar em conta, ingenuamente, a existência de uma lógica institucional única e sim procurar detectar os processos que envolvem as tramas do cotidiano escolar, os conflitos e lutas pelo poder, os meios de resistência, as alianças, os valores, as normas, os modelos de aprendizagem, as atitudes do professor, as relações entre as pessoas, a participação dos pais e dos alunos e o modo como esses atores escolares se comunicam são aspectos que vão influenciar o tipo de Projeto Político Pedagógico que será elaborado e os rumos que irá seguir no processo de sua implementação.
E para resolver os desafios a equipe escolar deve desenvolver projetos inovadores e capazes de envolver os pais nas atividades da escola, buscar parcerias, utilizar os recursos didático-pedagógicos e tecnologias disponíveis como também metodologias diversificadas, e envolver cada vez mais o educador, educando e pais dos alunos nas ações da escola, fortalecendo a missão educar para viver em sociedade.
Observa-se que o Projeto Político Pedagógico tem a finalidade de reunir vários elementos, que contribui para a construção de uma gestão democrática eficiente e que o resultado, seja uma conjugação de esforços para alcançar um novo objetivo construído ao longo do tempo.
O que apresentam sobre trabalho coletivo e gestão democrática?
Gestão democrática é um princípio que deve nortear e abranger as dimensões pedagógica, administrativa e financeira. Ela exige uma mudança substancial na prática administrativa da escola, com o enfrentamento das questões de exclusão e reprovação e da não permanência do aluno na sala de aula, o que vem provocando a marginalização das classes populares.
Enfatiza que a gestão democrática exige a compreensão em profundidade dos problemas postos pela prática pedagógica. Deve romper com a separação entre concepção e execução, entre o pensar e o fazer, entre teoria e prática.
É também necessário resgatar o controle do processo e do produto do trabalho pelos educadores. A gestão democrática implica principalmente o repensar da estrutura de poder da escola, tendo em vista sua socialização que dever propicia a prática da participação coletiva.
Enfatiza também que a gestão democrática requer compromisso com o processo Político Pedagógico Constituído, executado e avaliado coletivamente. Esse compromisso implica a construção coletiva de um Projeto Político Pedagógico ligado à educação das classes populares. Que significa que todos podem e devem contribuir com a igualdade de oportunidades. Apresenta também que o Projeto Político Pedagógico passa por uma proposta de formação continuada de sua comunidade escolar a fim de construir um processo democrático.
A que outras questões os vídeos nos remetem?
Como trabalhar com os conflitos- leva-nos a um entendimento mais preciso sobre a dinâmica dos conflitos, devemos ter uma visão mais abrangente de suas inúmeras possibilidades, pois, para algumas pessoas o termo conflito pode ocasionar um medo intenso, no entanto, se faz necessário reconhecer que existe um modo destrutivo e um modo construtivo de proceder.
...