TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É GINÁSTICA PARA TODOS (GINÁSTICA GERAL)?

Por:   •  20/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  2.962 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A Ginástica Para Todos (GPT) embora represente uma tradição século, foi institucionalizada pela Federação Internacional De Ginástica (FIG) no final da primeira metade do século XX. No entanto seu desenvolvimento tornou-se objeto acadêmico na década de 1990, ainda sob o termo Ginastica Geral (GG). Introduzida oficialmente na confederação brasileira em 1986, recebeu impulso nos últimos 10 anos com as Gymnaestradas mundiais.

O QUE É GINÁSTICA PARA TODOS (GINÁSTICA GERAL)?

A Ginastica Geral (GG) é modalidade reconhecida pela Federação Internacional de Ginástica, com regulamento técnico próprio. A Ginastica Geral/Para Todos ela aborda vários tipos de manifestações tais como a dança, música, expressões de movimentos corporais, folclores e jogos, retrata por meio de atividades criativas e livres, sempre voltadas a ginástica e sem fins lucrativos e competitivos.

ORIGEM

A Ginástica Para Todos nomeadaa anteriormente como Ginastica Geral (GG) se relaciona com a trajetória da Federação Internacional de Ginástica (FIG).

Teve sua origem introduzida em 1881 com a Federação Europeia DE Ginastica, após a admissão dos Estados Unidos, passou a ser nominada como Federação Internacional DE Ginástica (FIG). O Belga Nicolas J. Cupérus ele “demonstrava mais interesses que os demais pelos festivais de ginástica do que pelas competições. Em 1953, realizou o Festival Internacional de Ginástica em que se motivou e inspirou nas “Lingiádas” que acontecia na época na Suécia. O Festival teve o nome de “Gymnaestrada” (chamado atualmente de “Word Gymnaestrada”. Logo depois deste Festival representantes de vários países do centro da Europa que tem muita tradição da ginastica, começaram a intimidar a FIG, de modo que essa instituição voltasse a rever o conceito com olhar de mais dedicação para a ginastica fora de fins competitivos. Em decorrência dessa imposição em 1979 foi formado uma Comissão de Trabalho de Ginástica Geral e, cinco anos depois foi oficializado o Comitê de Técnico de GG (Atualmente Ginástica Para Todos. Da FIG com fins de uma modalidade não competitiva. O Comitê teve como missão divulgar essa modalidade nos demais continentes. Ofício está sendo executado por meio de cursos, publicações e em especial por meio da Gymnaestrada Mundial, tal evento oficial mais tradicional da Federação Internacional de Ginástica na área de GPT. No evento as manifestações são direcionadas para a ginásticas, orientada e dirigida para lazer, bem-estar e englobando programas de atividades no campo (com ou sem aparelhos), as danças e jogos, de acordo com a preferência culturais e nacionais.

PRINCIPAIS OBJETIVOS DA GINÁSTICA PARA TODOS

Permitir uma quantidade de pessoas a participar de atividade físicas de lazer com fundamentos da ginástica, agregar manifestações corporais, expressivas às atividades gímnicas, proporcionar ao participante ativo ou não a auto superação sociocultural entre os integrantes, conservar o bem estar físico e mental, possibilitar uma melhor compreensão entre o indivíduo e o povo em geral, favorecer o trabalho coletivo, sem deixar de valoriza a individualidade, realizar eventos que aborde experiências de beleza estética a partir dos movimentos executados, desenvolver sem cessar as culturas ,manifestações folclóricas, mostrar nos eventos as tendências e benefícios da ginástica.

MUDANÇA DE GINÁSTICA GERAL PARA GINÁSTICA PARA TODOS

Em 2007 com influência do Movimento Internacional “Sport For Al” (Esporte Para Todos), O nome Ginástica Geral foi substituído para “Ginástica Para Todos”, assim também foi alterado o Comitê antes nomeado “Comitê Técnico De Ginástica Geral”, para “Comitê De Ginástica Para Todos” e no primeiro momento com a ausência do termo “Técnico”.

CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A ELABORACÃO DA COREOGRAFIA PARA GINÁSTICA GERAL

Número, Quantidade- Não tem limites para poder participar, embora ao elaborar uma montagem de coreografia, deve-se considerar quantos participantes terá para executar, pois esse item determina tais fatores como espaço, formação, quantidade de materiais etc.

Faixa Etária- A Idade das ginastas é fundamental para ser considerado na coreografia, lembrando que as propostas de trabalho devem ser adaptadas ás características do grupo.

Capacidade Física- As execuções das atividades devem ser observadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com