O QUE É SER PEDAGOGO?
Trabalho Universitário: O QUE É SER PEDAGOGO?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lorenacsg2014 • 27/10/2014 • 820 Palavras (4 Páginas) • 190 Visualizações
O QUE É SER PEDAGOGO?
Muitas mudanças foram ocorrendo ao logo do tempo, provocadas pelas mudanças sociais que ocorreram no mundo. E esse mundo globalizado passou a exigir uma nova postura da sociedade e, conseqüentemente, dos atores sociais que desempenham diferentes funções.
Atualmente, pedagogo é o profissional graduado em pedagogia, que atuará na área da educação, não mais se limitando as salas de aula. Ele precisa ser capaz de atuar em diversas instâncias educativas e compreender a educação em seu sentido mais abrangente.
O pedagogo é mais que um educador. Compreende e intervém nos processos de ensino e aprendizagem que acontecem na sociedade. Segundo estudos, pedagogo tem sua origem na Grécia antiga, onde paidós significa (criança) e agogé significa (condução), o que nos leva a entender que o mesmo tem um imensurável papel na educação, pois é considerado “aquele que conduz”, é quem norteia o campo educacional.
Mesmo encontrando muitas dificuldades na área da educação, exercer sua profissão não é fácil. Se tornar um pedagogo hoje em dia é um ato de coragem, pois diante do cenário atual onde a identidade desse profissional ainda é desconhecida e o professor não é valorizado, devemos acreditar na educação como mecanismo de transformação.
Ninguém começa a ser educador numa certa terça- feira às quatro da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática. (FREIRE, 1991, p.58)
O bom profissional é aquele que se transforma com o mundo, que assume o desafio de se renovar a cada dia, inovando e se qualificando através de livros, revistas, cursos, para uma formação continua e permanente, porém não é isto que é visto, assistimos constantemente o declínio do ensino brasileiro, pois muitos profissionais se acomodam após a graduação, desqualificando assim, sua própria função.
O século em que vivemos é o século do conhecimento, onde as mudanças ocorrem repentinamente e é necessário que o professor desenvolva técnicas que desencadeiem a criatividade do aluno. Não é necessário alterar o conteúdo programático, mas é preciso que seja aplicado uma metodologia que auxilie no auto aprendizado, para que os alunos busquem suas próprias respostas para vida. Para ser um pedagogo é preciso que haja muita responsabilidade, respeito e amor pela profissão.
O investimento na formação é um ponto de partida que apresenta possibilidades de melhoria da profissionalidade e de um significado diferente para a profissionalização e o profissionalismo docentes, bem como possibilidade para ressignificação da sua identidade profissional nesse contexto pródigo em mudanças de natureza modificada (Guimarães, 2004, p.27)
Algumas características destacam um bom pedagogo: ter capacidade para entender as novas realidades no espaço escolar, ter competência para diagnosticar processos pedagógicos e saber intervir diante das circunstâncias, ter competência para transformar a teoria em prática, ter capacidade para dialogar diante das diversas situações, ser criativo, ter responsabilidade social, pesquisador, inovador e muitas vezes prospectivo, entre outros. Ser pedagogo, portanto, é ser investigativo no âmbito escolar, para que se tenha um trabalho significativo.
Segundo a ANFOPE
...