O Que é Engenharia De Produção?
Relatório de pesquisa: O Que é Engenharia De Produção?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: samurai_ctba • 10/6/2014 • Relatório de pesquisa • 6.920 Palavras (28 Páginas) • 175 Visualizações
O que é Engenharia de Produção?
É o ramo da engenharia que gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa. O engenheiro de produção é peça fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores. Ele une conhecimentos de administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização. Define a melhor forma de integrar mão de obra, equipamentos e matéria prima, a fim de avançar na qualidade e aumentar a produtividade. Por atuar como elo entre o setor técnico e o administrativo, seu campo de trabalho ultrapassa os limites da indústria. O especialista em economia empresarial, por exemplo, costuma ser contratado por bancos para montar carteiras de investimentos. Esse profissional é requisitado, também, por empresas prestadoras de serviços para gerenciar a seleção de pessoal, definir funções e planejar escalas de trabalho.
Segundo a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO):
'Compete à Engenharia de Produção o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologias, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto de engenharia',(Elaborado a partir das definições do International Institute of Industrial Engineering - IIIE).
O Engenheiro de Produção
Ainda segundo a ABEPRO, o Engenheiro de Produção deve ter uma sólida formação científica e profissional geral que o capacite a identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, operação e gerenciamento do trabalho e sistemas de produção de bens e/ou serviços, considerando seus aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais, com visão ética e humana, em atendimento às demandas da sociedade.
O engenheiro de produção se dedica ao planejamento, projeto e gerência de sistemas sócio-técnicos, isto é, sistemas organizacionais que envolvem pessoas, materiais, tecnologias, recursos financeiros e ambientais. O engenheiro de produção tem formação sólida nas disciplinas fundamentais das ciências exatas e em um conjunto de disciplinas específicas das engenharias, incluindo logística, pesquisa operacional e computação, associadas às disciplinas dos campos da administração, sociologia e economia. Essa formação ampla coloca o engenheiro de produção em uma posição distintiva em relação a outras profissões, para compreender os problemas industriais e de outros ambientes de negócios de forma global e não fragmentada.
Este profissional é um importante vetor da geração, implementação e difusão de inovações tecnológicas. Trata-se de um profissional versátil, que pode exercer diferentes ocupações em sua carreira, na indústria e nos serviços.
Quais são as área de conhecimento da Engenharia de Produção?
Segundo a Associação Brasileira de Engenharia de Produção, ABEPRO (2001), para se
definir e conceituar as competências do Engenheiro de Produção deve-se verificar quais
habilidades, conhecimentos e atitudes são necessários a um Engenheiro de Produção. Assim
as competências do Engenheiro de Produção conceituam-se como saber-agir diante de
situações complexas, ou seja, analisar a mesma para saber o que fazer, utilizando seus
conhecimentos, saber como fazer, por meio de suas habilidades e fazer, com suas
determinadas atitudes, determinação, interesse e comprometimento, dentre outras.
O curso de Engenharia de Produção é multidisciplinar onde diversas áreas são integradas,
entre as quais: a economia, o meio ambiente, a gestão, além dos conteúdos próprios da
engenharia. O Engenheiro de Produção está apto a projetar e gerenciar sistemas que envolvam
pessoas, materiais, equipamentos e o meio ambiente. Ele consegue analisar os problemas com uma visão global e não fragmentada. Este profissional pode atuar nas áreas de operações, de
planejamento, financeira, de logística e de marketing, e com isto está habilitado a trabalhar em
qualquer tipo de organização, seja pública ou privada, assim como em empresas industriais ou
de serviços.
As áreas específicas do curso de Engenharia de Produção, segundo a ABEPRO, são:
• Gestão da Produção
• Gestão da Qualidade
• Gestão Econômica
• Ergonomia e Segurança do Trabalho
• Gestão do Produto
• Pesquisa Operacional
• Gestão Estratégica e Organizacional
• Gestão do Conhecimento Organizacional
• Gestão Ambiental
• Educação em Engenharia de Produção
Fae e Ribeiro (2005) ressaltam que o aparecimento da Engenharia de Produção como
uma componente mais gerencial deveu-se, provavelmente, ao fato dos cursos da área das
Ciências da Administração de Empresas conduzirem seus egressos a uma formação de
características mais analítica, sem foco principal na resolução de problemas, característica
bem mais típica da Engenharia. Esta diferenciação torna o profissional de engenharia de
produção apto a lidar com problemas relacionados com a mobilização de recursos técnicos,
dentro da função de cumprir as tarefas a que
...