O Que é Qualidade De Vida
Artigo: O Que é Qualidade De Vida. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lylihlokinha • 8/4/2014 • 698 Palavras (3 Páginas) • 268 Visualizações
O QUE É QUALIDADE DE VIDA
A qualidade de vida esta diretamente relacionada com a percepção que cada um tem de si e dos outros, do mundo que o rodeia e pode ser avaliada mediante critérios apropriados, tais como, a educação, a formação de base, a atividade profissional, as competências adquiridas, a resistência pessoal, o otimismo, as necessidades pessoais e a saúde. Estes critérios são valorizados de forma diferente por cada indivíduo conforme as circunstancias: físicas, psicológicas; sociais; culturais; espirituais e econômicas em que este se encontra o que levou a que, vários autores, se tenham empenhado a criarem escalas de avaliação de qualidade de vida específicas para indivíduos que apresentam o mesmo diagnóstico médico. O fato de os critérios serem valorizados de forma diferente também levou ao surgimento de diversas significações de qualidade de vida, tomando-se estas, motivo de reflexão.
Giovanni Pires et al, (1998), refere "Qualidade de vida significa muitas coisas. Diz respeito a como as pessoas vivem, sentem e compreendem seu cotidiano. Envolve, portanto, saúde, educação, transporte, moradia, trabalho e participação nas decisões que lhes dizem respeito determinam como vive o mundo. Compreende desse modo, situações extremamente variadas, como, anos de escolaridade, atendimento digno em casos de doenças e acidentes, conforto e pontualidade nas condições para se dirigir a diferentes locais, alimentação em quantidade suficiente e qualidade adequada e, até mesmo, posse de aparelhos eletrodomésticos.”
Esta definição engloba vários critérios de avaliação de qualidade de vida, mas, não engloba o critério: experiências futuras.
O surgimento do conceito de qualidade de vida
O conceito qualidade de vida foi usado pela primeira vez pelo presidente dos Estados Unidos, Lyndon Johnson, em 1964, quando este declarou: "os objetivos não podem ser medidos através do balanço dos bancos. Eles só podem ser medidos através da qualidade de vida que proporcionam às pessoas." Aqui Lyndon Johnson referiu-se, pois a qualidade de vida em termos econômicos.
Os anos foram passando e em meados da década de 70 Augus Campbell, (1976) referiu que as dificuldades para definir qualidade de vida tinham a ver com o fato de ser um conceito muito
falado, mas pouco percebido: "... uma vaga e etérea entidade, algo sobre a qual muita gente fala, mas que ninguém sabe claramente o que e."
A partir dos anos 80 considerou-se que este envolvia diferentes perspectivas, entre elas a biológica; psicológica; cultural; e econômica, ou seja, o conceito era multidimensional. No entanto, só na década de 90 se chegou a conclusão acerca da multidimensionalidade e também da subjetividade deste conceito, onde cada individuo, avalia a sua qualidade de vida de forma pessoal, nas diferentes perspectivas de qualidade de vida.
Ainda na década de 90, Gil et al. (1994) pesquisaram sobre a definição e avaliação da qualidade de vida na área da saúde, tendo concluído sobre a falta de clareza e de consistência tanto no que respeita ao significado do conceito como a sua avaliação, o que ainda se verifica atualmente, apesar de existirem
...