TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Serviço Social?

Artigo: O Que é Serviço Social?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 5

Unifesp - Universidade Federal de São Paulo Campus Baixada Santista

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Profa. Dra. Ana Maria Ramos Estevão

Aluna: Sandra Dias Dos Santos

Social

SANTOS

Unifesp - Universidade Federal de São Paulo Campus Baixada Santista

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Profa. Dra. Ana Maria Ramos Estevão

Aluna: Sandra Dias Dos Santos

2014

Resenha: O que é Serviço Social?

O presente trabalho tem o objetivo de investigar, compreender, definir os conceitos do Serviço Social.A Dra. Ana Maria Ramos Estevão, descreveo significado do Serviço Social, através de definições populares e até mesmo pelos agentes profissionais da área sobre serviço social e assistencialismo, em seu livro, “O que é Serviço Social”.

Mas seguindo a história, que nos conta sobre o seu surgimento, a começar pela Europa e depois expandindo para a América, este fato se deu com o nascimento das primeiras moças de caridades, como eram vistas, a autora menciona que"Assistente social é aquela moça boazinha que o governo paga para ter dó dos pobres”.

Masafinal o que é Serviço Social? A autora, nos leva arefletir em sua definição. Acredito que estas provocações, são para incitar o leitor, a buscar por si próprio a sua real definição através de sua compreensão das ações desta alma caridosa, ou profissional. Bom,alma caridosa, porque até então esta ação era ocupada pelo sexo feminino, e ainda hoje esta é predominante.É importante o leitor ter um olhar crítico e passar a investigar, a função de fato deste (assistente social, ou assistencialista), para entender como este trabalho começou,o porqueda sua existência. E este trabalho vem mostrar um pouco desta história.

A autora cita que em 1 899, na cidade de Amsterdã funda-se a primeira escola de Serviço Social do mundo reinicia-se também o processo de secularização da profissão, isto é, para o Serviço Social, as explicações religiosas do mundo são substituídas por explicações científicas. O nascimento da Sociologia vai dar o suporte teórico para o Serviço Social.

Em se falar do elo da igreja com esta ação, podemos pensar que a igreja católica teve uma particular importância na estruturação do perfil da emergente profissão no país. Essa relação imprimiuà profissão que se iniciou com a criação da primeira Escola de Serviço Social, em 1936 (atual Faculdade de Serviço Social da PUC/SP).

Após a criação das primeiras escolas de Serviço Social, ocorre a institucionalização do Serviço Social, quer dizer, pouco a pouco o governo vai criando instituições que vão assumir a assistênciasocial e legalizando a existência da profissão no Brasil.A criação do Conselho Nacional de Serviço Social, por decreto-lei, em 1938, é um sintomada preocupação do Estado Novo com a questão da assistência pública, mesmo que este Conselho não tenha dado resultados práticos.

Através do livro “Caso Social Individual”, escrito porMary Richmond, uma assistente social norte-americana, ela é a primeira a escrever sobre a diferença entre fazer assistência social, caridade ou filantropia, e o Serviço Social propriamente dito. Resumindo em poucas palavras é como se ensinasse o sujeito a pescar ao invés de dar o peixe. Pois a mesma acreditava que o sujeito sendo redirecionado a bons conselhos e trabalhando a sua personalidade construindo um novo ser na sociedade, e ajudando-o dentro de suas necessidades, este seria um caminho, o qual, o cliente precisava para uma ascensão no mundo. Portanto Mary Richmond acreditavanuma proposta profissional chamada Serviço Social de Casos Individuais.Seus textos serviram de discussão para analisarem, reavaliarem a forma de compreensão de como exercer da melhor forma este trabalho. Analisando o individualismo também, foi formados grupos para atender, clientes que devido o aumento da vida urbana, casos de solidão tornaram comuns. Em 1935 Gisella Konopka, uma assistente social americana escreveu um clássico, do Serviço Social de grupo, que mostra a necessidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com