O RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Por: Mimos Personalizados • 29/10/2022 • Resenha • 8.500 Palavras (34 Páginas) • 287 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
1 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS 4
2 RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 6
3 RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA 8
4 RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE 10
5 RELATO DE REUNIÃO PEDAGÓGICA OU CONSELHO DE CLASSE 12
6 RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS 13
7 RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA 15
8 RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR 17
9 RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA 19
10 RELATO DA OBSERVAÇÃO 21
11 PLANOS DE AULA 23
12 RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR 37
13 RELATO DA REGÊNCIA 39
14 VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO 41
CONSIDERAÇÕES FINAIS 42
REFERÊNCIAS 43
INTRODUÇÃO
O documento apresentado tem como objetivo principal descrever o que foi observado ao longo do estágio docente na Educação Infantil. O período de estágio foi realizado no Associação de Pais e Professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental.
Ao longo do período de estágio planejou-se a realização de diversas atividades que visam ampliar a visão da escola e da atuação docente. Por isso, nesse relatório serão descritos: os dados que identificam o campo de estágio e a sua caracterização; diários de observação de aulas em turmas dos anos iniciais; e a elaboração e execução de planos aula.
A realização do estágio docente é obrigatória para todos os estudantes de pedagogia, permitindo um maior contato com o campo de atuação e a ampliação dos conhecimentos percebidos na teoria. Sendo que a escolha da instituição de ensino, permite uma aproximação com a escola e identificação de similaridades e diferenças na sua cultura e organização.
Ao realizar o estágio pude notar a importância do ensino na educação infantil e a necessidade de os professores estarem bem preparados para exercer sua atuação de maneira atenciosa que privilegie os conhecimentos dos estudantes e busque enriquecê-los.
Ao realizar o diário de regências foi possível optar por posturas que podem servir de exemplo ao longo da minha atuação. Onde as professoras optaram por construir planos de aula bem organizados, mas permeáveis que permitiam adequações quando necessário. Por fim, ao construir e executar os planos de aula notou-se a importância de sempre embasar as práticas de ensino. Para isso, deverá ser observado a idade dos alunos, o que eles estão dispostos a aprender e a relação com o mundo ao seu redor.
- RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS
O texto traz inúmeras contribuições para pensar sobre o processo de desenvolvimento ao longo da infância, em especial, o período em que estão matriculadas na Educação Infantil. Possuindo uma construção teórica sólida, baseada em autores de renome e relevância na educação, o material pode contribuir para consolidar uma visão sobre o aprendizado.
Paquialini (2010) traz uma afirmação que o objetivo da escola ao longo da educação infantil não seria o de “ensinar” as crianças, no sentido de discutir matérias e enfocar apenas os processos de ensino-aprendizagem; mas, ir além, uma vez que se visa o estabelecimento de uma relação educar-cuidar, são as relações o maior trunfo da educação infantil.
Apesar de usualmente atribuírem a escola a responsabilidade e objetivo principal o ensino, na educação infantil modificam-se os valores sendo atribuído que esse espaço deverá possuir com referencial a construção de boas relações educativas que fomentem, na criança de 0 a 6 anos, o aprendizado sobre o convívio coletivo (PASQUIALINI, 2010).
Em oposição ao processo de ensino-aprendizagem que possui como enfoque o desenvolvimento cognitivo das crianças; espera-se que nesse período formacional seja privilegiado o estabelecimento de relações educativas-pedagógicas que se destacam por serem mais amplas, afinal de acordo com Rocha (1999 apud PASQUIALINI, 2010, p.165) e abarcam outros conhecimentos e dimensões, especialmente a: “expressiva, lúdica, criativa, afetiva, nutricional, médica, sexual” (PASQUIALINI, 2010, p.165).
Para que isso se efetive é necessário que o professor possua delimitada uma visão sobre o processo de desenvolvimento infantil e que possa compreender o papel da cultura, relações sociais e os fatores individuais na construção da personalidade da criança (PASQUIALINI, 2010).
Baseando no pressuposto de Vygosky (apud PASQUIALINI, 2010) os autores passam a compreender a maneira como a criança se desenvolve não pode ser restrita a atribuições puramente biológicas, pois ao pensar de tal forma se desconsidera que todos esses fatores são subordinados às questões de inserção social, cultural, religiosa e comunitária. Assim, não se pode analisar o desenvolvimento infantil com um olhar estritamente biológico, porque, ao ser assim, são desconsideradas as questões da realidade cultural.
...