O Racismo no Esporte
Por: feara • 15/4/2020 • Artigo • 457 Palavras (2 Páginas) • 245 Visualizações
O racismo no esporte
O racismo no esporte é um problema pertinente ao redor do mundo.
O futebol é um exemplo de esporte que é praticado em larga escala no mundo inteiro, e que tem o preconceito como um adversidade que infelizmente está presente nesse ambiente.
Como a maioria dos jogadores brasileiros são declarados como negros ou pardos, o racismo vira uma realidade.
Segundo o Observatório da Discriminação Racial, no ano passado, o número de casos de injúria racial no esporte cresceu 6,8% em relação ao ano de 2018.
Na Europa, os crimes relacionados ao preconceito também vem sendo bastante recorrentes. Um dos mais recentes ocorreu na Itália, com o jogador Romelu Lukaku. O atacante foi alvo de ofensas racistas realizadas por torcedores do time rival, o Slavia Praga. Lukaku comentou o caso e cobrou uma posição das autoridades.
"Espero que a Uefa faça alguma coisa, porque o estádio inteiro se comportou daquela forma."
Alguns brasileiros como o Taison e Dentinho também sofreram com o racismo, durante o Campeonato Ucraniano de 2019.
Uma das medidas tomadas no Brasil, em prol da solução e maior fiscalização em casos de cunho discriminatório, foi a criação de um canal on-line para crimes de discriminação ou preconceito racial. Segundo a administração do estádio Mineirão, qualquer torcedor que for vítima ou presenciar algum ato poderá denunciar por e-mail. No mesmo estádio no ano passado, um segurança sofreu ofensas racistas por parte de um torcedor Alvinegro, durante o jogo entre o Atlético e o Cruzeiro. Numa discussão, Adrierre Siqueira da Silva, tenta intimidar Fábio Coutinho, gritando "Olha a sua cor" e após isto, ainda cospe na cara do funcionário.
Outro caso que também ganhou muita repercussão, foi o do irmão do torcedor, Natan Siqueira da Silva. O homem teria chamado de 'macaco' o mesmo segurança. Ele negou as acusações,alegando ter dito 'palhaço'.
"Tenho parentes negros, meu cabeleireiro é negro" foi a justificativa que utilizou para dizer que não seria racista.
Apesar disso, a perícia apontou que Natan xingou sim o segurança de 'macaco'. Ambos os torcedores foram indiciados e tiveram suas participações no Atlético desligadas. Fábio, o segurança, relata ter vivido a situação mais delicada de sua carreira.
"A nossa intenção era barrar a ida dos atleticanos para uma área restrita, área da imprensa, mas eles queriam passar de qualquer jeito. Foi triste, foi pesado demais. 'Olha sua cor, não põe a mão em mim' Então, pela minha cor, eu sou inferior a outro ser humano? questionou, emocionado.
Atos do tipo, não devem ser tratados como caso isolados, e sim como provas do racismo estrutural na sociedade brasileira. As pessoas que cometem este tipo de crime devem ser punidas, e os casos devem ser apurados, tanto no âmbito esportivo, quanto em todos os outros ambientes sociais.
...