O SERVIÇO SOCIAL DIANTE DA CIÊNCIA ANTROPOLÓGICA
Trabalho acadêmico: O SERVIÇO SOCIAL DIANTE DA CIÊNCIA ANTROPOLÓGICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dynnemour • 26/8/2014 • Trabalho acadêmico • 1.236 Palavras (5 Páginas) • 197 Visualizações
SERVIÇO SOCIAL
ANTROPOLOGIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL
EDINÉIA DE MORAIS- 411675
EDINÉIA DA SILVA- 411736
LILIAN ALVES- 419338
ADRIANA GERMANO-
O SERVIÇO SOCIAL DIANTE DA CIÊNCIA ANTROPOLÓGICA
PROF° MARIA MARICIANO MORES NUNES
MARILIA-SP
06/06/2014
2° SLIDE
IMAGEM: leituraeformacao.wordpress.com (QUARTO DE DESPEJO)
IMAGEM: guiadoestudante.abril.com.br ( O SERV. SOCIAL NAS ONGS NO CAMPO DA SAÚDE)
IMAGEM: www.ebah.com.br ( PROBLEMAS SOCIAIS NO BRASIL)
TEXTO: PROBLEMAS SOCIAIS- UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO
De acordo com os acontecimentos mais antigos e mais recentes, podemos ver que os problemas sociais sempre existiram, e em cima deles houve muitas formas de manifestações à procura de uma solução, de um maior entendimento para que houvesse uma sociedade justa e igualitária para toda a sociedade.
Percebemos em alguns relatos, como o da "Cinderela negra", vulgo Maria Carolina de Jesus, que a pobreza em sua vida e em sua comunidade era tão grande, que muitas vezes ela e suas colegas de rua comiam comida do lixo, ou seja, o próprio lixo. Constatamos que a trajetória de Carolina mostra uma visão colocada de lado pela população brasileira na época, principalmente durante de J. Kubtschek.
E muito se falava no páis sobre desenvolvimento, crescimento e industrialização de algumas regiões.
Hoje não é muito diferente, há algumas situações relacionadas aos problemas sociais, porque hoje ainda há milhões de mulheres negras, semi-alfabetizadas, pobres e principalmente desprovidas de qualquer ajuda do Estado. O que faz a diferença é a coragem de carolina ao acompanhar os debates políticos para poder entender as diferenças sociais e mesmo sem estudo, ter uma concepção a respeito do governo, que hoje, muito alfabetizados, ignoram ou não se interessam.
Então pensamos, o que poderá ser feito para acabar com os problemas socias? Talvez a solução esteja ligada às decisões governamentais com mudanças das leis, privilegiando os menos favorecidos, dando oportunidade e meios para ascensão material e educativa.
A experiência de trabalho do Serviço Social numa Organização não Governamental no campo da saúde. Temos como pressuposto que as ONGs não são monolíticas, ou seja, existe uma pluralidade de ações e discursos, e que muitas vezes aparecem entrelaçados na lógica do favor e da cidadania: diretos sociais, mobilização social, atendimento às necessidades sociais, o favor, moralização e humanização. Outro ponto é que o espaço institucional das ONGs é lugar de contradições e disputas por projetos societários, ou seja, se de um lado existem as pressões das lógicas mercantilista e privatista no trato da questão, de outro existem pressões relacionadas a discursos e ações ligadas à cidadania e aos direitos sociais, projetos profissionais e sujeitos atendidos, que trazem consigo suas reivindicações de acesso a um nível de civilidade mínimo (trabalho, moradia, alimentação, educação), da qual grande parte encontra-se à margem.
Abordar aqueles que socialmente são constituídos como pobres é penetrar num universo de dimensões insuspeitadas, marcado pela subalternidade, pela revolta silenciosa, pela humilhação e alienação e sobretudo, pela resiliência aliada às estratégias para melhor sobreviver, apesar de tudo.
Sabemos que novos fios estão tecendo novas sociabilidades que precisam ser desvendadas, mas, permanecem atuais os profundos e vastos sofrimentos gerados por uma ordem societária assentada na exploração de poucos sobre muitos, como observamos cotidianamente no exercício de nossa profissão.
O objeto de estudo do serviço social é a expressão da questão social privilegiando uma intervenção investigativa, através da pesquisa e análise da realidade social, atuando na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam à preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social. É necessário conhecer o ser humano para que possa ajudá-lo e a antropologia possibilita esse estudo preliminar, procurando entender à vida das pessoas, sua reação em determinadas situações, como a ser humano se comporta ao longo do tempo.
Pesquisa
PROBLEMA SOCIAL
Senhor Luis dos Santos é morador de rua a mais de 20 anos, analfabeto, saúde precária devido às más condições de 'moradia'.
Conversando com o Sr. Luis, constatamos à falta de tudo que torna um ser humano digno e com perspectiva de melhora.
Ele andava pelas ruas, com uma sacola suja nas mãos, onde guardava um cobertor nas mesmas condições, e ao ser interrogado foi deixado bem claro que ele é um tanto revoltado com a vida e com as pessoas. Se tratava de uma pessoa que vivia desde sua infância na miséria, e isso talvez tenha influenciado nos seus demais anos de vida. Sentimos como futuros Assistentes Sociais, a necessidade de acompanhar pessoas como o Sr. Luis
...