O SISTEMA DE PRODUÇÃO ENXUTA E SUA IMPLANTAÇÃO NA VOLKSWAGEN DO BRASIL
Ensaios: O SISTEMA DE PRODUÇÃO ENXUTA E SUA IMPLANTAÇÃO NA VOLKSWAGEN DO BRASIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PabloCotes • 25/3/2015 • 3.936 Palavras (16 Páginas) • 2.543 Visualizações
O SISTEMA DE PRODUÇÃO ENXUTA E SUA IMPLANTAÇÃO NA VOLKSWAGEN DO BRASIL
Com a abertura de mercado nos anos 90, as empresas automobilísticas existentes no Brasil até então (Ford, GM, Fiat, VW) perderam a sua supremacia de vendas em todo o território nacional, se vendo obrigadas a se reestruturar para que pudessem continuar a ser competitivas, isto deu-se a chegada de novas montadoras no País, as novas exigências por parte dos consumidores querendo produtos com melhor qualidade e mais baratos, a abertura do mercado aos produtos importados e das novas alíquotas de importação.
Neste quadro a Volkswagen do Brasil para garantir a sua sobrevivência, dá início a um pacote de ferramentas de produção enxuta, a ser implantado através da criação do Sistema de Produção Volkswagen (SPVW), tendo como objetivos fornecer produtos com maior qualidade, melhores preços e o cumprimento dos prazos.
O Sistema foi implantado através de uma ação corporativa, o SPVW faz a integração de todos os integrantes da empresa com o processo produtivo, tendo como foco principal o trabalhador do chão de fábrica, o qual terá uma participação mais significativa através da aplicação de novas metodologias, normas e ferramentas padronizadas.
O sistema SPVW aborda nove (9) elementos chaves:
1 O trabalho em Equipe
2 Gerenciamento Visual
3 Trabalho Padronizado
4 Soluções de Problemas
5 Sistemas de Materiais
6 Sistemas de Materiais
7 Processos Padronizados de Qualidade
8 Manutenção Produtiva Total
9 Qualificação e Treinamento
Este Sistema (SPVW) começou a ser implantado após estar completamente definido e estruturado, e aprovado pela Diretoria da Empresa, sendo organizada toda uma estrutura de apoio para a sua organização e manutenção.
Com este sistema de Produção Enxuta a Volkswagen do Brasil criou o SPVW objetivando a redução de desperdícios e um consequente aumento de lucros, delegando mais responsabilidades e mais participações nos processos produtivos aos trabalhadores de Chão de Fábrica.
Artigo elaborado e publicado por: FABIO LUIZ CARNEIRO - Escola de Engenharia de São Carlos – USP
Site: http://www.ogerente.com.br/prod/artigos/producao-artigos-enxuta_VW.htm
Bibliografia
BLACK, J. T. (1998). O projeto da fábrica com futuro. Porto Alegre: Artes Médicas.
CARVALHO, R. (2002). Industria automobilística. Gazeta Mercantil, São Paulo, 14 de fev., p.A2.
CHIAVENATO, I. (1994). Administração: teoria, processo e prática. 2.ed. São Paulo: Makron Books.
CORIAT, B. (1994). Pensar pelo avesso: o modelo japonês de trabalho e organização. Rio de Janeiro: UFRJ.
ENGEL, P. (1982). Princípios de organização japonesa – melhor produtividade pelo círculo de qualidade. São Paulo: Tecnoprint.
IMAI, M. (1996). Gemba-kaizen: estratégias e técnicas do kaizen no piso de fábrica. São Paulo: IMAM.
MIRSHAWKA, V.; OLMEDO, N. (1994). TPM à moda brasileira. São Paulo: Makron Books.
MOURA, R. A. (1992). Kanban, a simplicidade do controle de produção. São Paulo: IMAM.
MOSCOVICI, Fela (1994). Equipes dão certo: a multiplicação do talento humano. Rio de Janeiro: José Olympio Editora S.A..
OHNO, T. (1988). Toyota Production System - beyond large-scale production. Portland: Productivity, Inc.
TAKAHASHI, Y.; OSADA, T.(1993). TPM/MPT manutenção produtiva total. São Paulo: IMAM.
WOMACK, J. P.; JONES, D. T.; ROOS, D. (1990). The machine that changed the world: the story of lean production. New York: HarperPerennial.
O SISTEMA DE PRODUÇÃO ENXUTA E SUA IMPLANTAÇÃO NA VOLKSWAGEN DO BRASIL
FABIO LUIZ CARNEIRO
Escola de Engenharia de São Carlos – USP
1. Introdução
Com a linha de montagem de Henry Ford no início do século XX, pudemos testemunhar a substituição da produção manufatureira pela produção em massa, dando início a um processo de industrialização que se tornou uma das principais fontes de renda da economia mundial: a industria automobilística.
Porém, junto com essa capacidade produtiva, veio também uma competição cada vez mais acirrada entre as empresas desse setor, onde passou a ser necessário muito mais do que simplesmente se ter uma alta capacidade produtiva, uma vez que o mercado passou a exigir cada vez mais qualidade e menor preço pelos produtos oferecidos.
Entre os vários esforços realizados para se atender essas exigências do mercado, esse trabalho discute o modelo desenvolvido pela Toyota, que é conhecido hoje por Produção Enxuta (Lean Production), procurando mostrar como esse sistema de produção desenvolvido e aperfeiçoado no decorrer dos últimos cinqüenta anos pode através da valorização e desenvolvimento dos trabalhadores do chão de fábrica, ser de grande ajuda para a “sobrevivência” das montadoras existente atualmente no Brasil, que abrange mais de quinze marcas diferentes entre comerciais leves, caminhões, ônibus e tratores, colocando o Brasil entre os países com maior número de marcas e plantas industriais automotivas do mundo.
2. A Produção Enxuta e Suas Ferramentas
Produção Enxuta (Lean Production), Ohnoismo ou Sistema Toyota de Produção, são os nomes pelo qual ficou conhecido o sistema de produção desenvolvido pela Toyota, e que buscava uma melhoria do processo de manufatura diante das dificuldades sócioeconômicas em que o Japão atravessava no pós-guerra, melhorias essas que vão desde a redução dos custos até uma maior flexibilidade em atender a demanda do mercado.
Womack et al (1990) ressaltam que após Eiji Toyoda, engenheiro
...