O SISTEMA PRODUTIVO DO LEITE NINHO
Por: Luciana Campos Torres • 25/5/2022 • Trabalho acadêmico • 800 Palavras (4 Páginas) • 146 Visualizações
[pic 1]
SENAI –SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
LUCIANA CAMPOS TORRES
SISTEMA PRODUTIVO DO LEITE NINHO
EMPRESA NESTLÉ
SALVADOR – BAHIA
2022
LUCIANA CAMPOS TORRES
SISTEMA PRODUTIVO DO LEITE NINHO
EMPRESA NESTLÉ
Atividade avaliativa apresentada no curso Operador de Processos Químico e Petroquímico Industrial do SENAI, como requisito parcial a obtenção de aprovação da disciplina de Gestão da Produção.
Orientadora: Docente Érica Barreto
SALVADOR – BAHIA
2022
Sumário
1. Empresa 4
2. Principais produtos 4
3. Matéria prima e Processo produtivo 4
4. Investimento da produção 5
5. Referências 6
Empresa
A NESTLÉ S. A. é uma empresa transnacional suíça inserida no setor de alimentos e bebidas, foi considerada a maior empresa de alimentos do mundo nos anos de 2014 a 2016. A empresa NESTLÉ possui várias marcas, sendo que vinte e nove delas tem vendas anuais de cerca de 1,1 bilhões de dólares, como a Nespresso, Nescafé, Kit Kat e Nesquik. Alem disso, ela posssui 447 fabricas, opera em 194 países e possui cerca de 339 mil funcionários.
Principais produtos
Os principais produtos produzidos pela NESTLÉ são alimentos para bebês, alimentos médicos, água engarrafada, cerreais matinais, café e chá, produtos de confeitaria, produtos lácteos, sorvetes, alimentos congelados, alimentos pra animais de entimação e lanches.
Matéria prima e Processo produtivo
O processo produtivo do Leite Ninho inicia principalmente com a boa criação das vacas, lhes oferecendo uma boa qualidade de alimentos e cuidados veterinários. O momento da ordenha, que seria a extração do leite da glândula mamária, é feita de forma mecânica por maquínas inseridas em cada glândula. Após a extração do leite, ele é enviado diretamente para os tanques onde é resfriado à 3 ºC e armazenado até que o profissional responsavel chegue para realizar testes de triagem para saber a qualidade do leite e poder carregá-lo no caminhão lacrado que vem para fazer a coleta.
Com a chegada do caminhão na fabrica é realizado novamente testes qua analisam os sólidos lácteos, a gordura e os contaminantes. A partir do resultado satisfatorio o leite é enviado por tubulações para os cilos e é liberado para linha de produção, onde seguem para tanques isótermicos que mantém o leite resfriado e são adicionados as vitaminas e sais minerais. Em seguida a esta mistura, o leite passa por um processo térmico para garantir a qualidade microbiologica e a segurança do produto e segue para o envase nas embalagens.
As embalagens são produzidas na própria fábrica e passam por uma analise da integridade, para garantir que nenhuma delas saia com defeito da fabrica. Posteriormente, passam por uma esterilização e seguem para o envase do leite ninho.
Em contraponto, a fabricação do leite ninho em pó é feita por uma condensação do leite, onde é extraida toda a água, segue para o processo de secagem e é envasado em latas ou saches. Para isso, são inseridos gases inertes nas embalagens para que possam garantir o shelf life (prazo de validade) do produto e que a gordura do leite não oxide.
...