O Sistemas de Informação e Engenharia de Software
Por: mateushenriquee • 18/11/2017 • Resenha • 407 Palavras (2 Páginas) • 150 Visualizações
UEMG-Universidade Estadual de Minas Gerais-Unidade de Divinópolis
Resenhas
Nome: Mateus Henrique Rodrigues Oliveira
Turma: Engenharia da Computação – 1° Período
Sistemas de Informação e Engenharia de Software:
Onde estão as escolas?
Este artigo da revista Computação Brasil, traz em pauta a questão da precariedade em que é o ensino das nossas universidades em relação a cursos como Sistemas de Informação e de Engenharia de Software. Diz-se que o conteúdo ensinado pelas instituições é ainda, muito abaixo do esperado. Muitos graduados saem formados e não sabem como funciona uma empresa de grande porte como a Google, e não sabem o que está por trás do Whatsapp, considerado para todos um aplicativo (app), mas que para profissionais da área é nada mais nada menos que um sistema de informação.
Acredita-se que o ensino de matérias como matemática, física e lógica, essenciais para aqueles que querem seguir no ramo da computação, deveriam ser passadas no ensino médio.
Assim muitos acabam procurando adquirir um conhecimento mais abrangente, fora de nossas universidades. E hoje em dia não é necessário fazer um curso superior para aprender a programar. A informação, o aprendizado está muito próximo, na palma de uma mão.
Acredito que ainda à muito o que se fazer para que o ensino aplicado em cursos superiores seja mais eficaz e produtivo, com um aprendizado mais focado e atualizado na área. Porque hoje tudo depende de softwares, programas. O mundo hoje, gira em torno da computação.
TI Maior, Brasil Maior
TI Maior é um programa lançado pelo governo federal, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que é um programa estratégico de software e serviços de TI. A intenção desse programa era de fazer com que os serviços prestados na área de tecnologia da informação aumentasse a renda do setor, aumentando também a demanda pelos serviços e juntamente com isso gerando novos empregos.
O TI Maior trabalhara divido em 5 pilares: Desenvolvimento econômico e social, posicionamento internacional, inovação e empreendedorismo, produção cientifica, tecnológica e inovação e competitividade. Assim a maior intenção era de favorecer o desenvolvimento da tecnologia nacional.
A criação deste programa foi uma grande idéia do governo federal para gerar lucros, mas ao mesmo tempo para fazer-se reconhecer a área que mais cresce no mundo, que é a área de software, tecnologia da informação. Assim o governo geraria mais empregos e aumentaria a produção de sua própria tecnologia, tornando assim tudo teoricamente mais prático, pois não teria mais a necessidade de importar serviços de TI, afinal, o próprio país estaria produzindo sua tecnologia.
...