O Tema Higiene Individual e Colectiva no Terceiro Ciclo
Por: drone234 • 2/11/2018 • Projeto de pesquisa • 1.425 Palavras (6 Páginas) • 392 Visualizações
Introdução
O presente trabalho de pesquisa científica aborda acerca de relatório de estudo de caso de natureza académica, com tema "Higiene individual e colectiva" no terceiro ciclo, concretamente na 7ª classe, na escola primária completa de Inhamízua.
Neste trabalho, o maior desejo é tratar da fraca contribuição dos alunos no que tange a higiene individual e colectiva nas salas de aula, nos alunos da 7ª classe, 3º ciclo do ensino primário na escola primária completa de Inhamízua, uma escola pública que situa-se na localidade (Inhamízua) Posto Administrativa da Beira, província de Sofala.
Portanto, o objectivo principal é debater em volta dos factores que levam os alunos a fraca e escassa contribuição para a limpeza das salas e do recinto escolar, em pleno 3º ciclo de ensino, tendo em conta que a noção sobre a higiene é fundamental.
O relatório será apresentado em capítulos e números, contendo a todos dois capítulos: capítulo I refere-se a introdução, segundo capítulo é referente às considerações finais: resultados esperados e conclusão.
Delimitação do tema
O tema Higiene individual e colectiva no terceiro ciclo, ao caso dos alunos da 7ª classe, na Escola Primária Completa de Inhamízua inclui-se na disciplina de Educação Moral Cívica e área da didáctica portanto o tema engloba questões relacionadas aos factores necessariamente por uma maior disponibilidade na contribuição para a higiene colectiva.
No que concerne a perspectiva temporal, a presente pesquisa ira seguir o período de Outubro de 2018, com estudo do caso na Escola Primária Completa de Inhamízua no distrito da Beira, província de Sofala, envolvendo a 7ª classe onde se pode avaliar a fraca prática da limpeza no ensino primário.
Justificação
O tema aqui abordado justifica sem nada mais que pelas suas potências tendo em conta que trata-se de um conteúdo essencial no Processo de Ensino Aprendizagem (PEA) no Sistema Nacional de Educação (SNE). Tratar de aspectos relacionados com o processo de ensino e aprendizagem, já é só em si um facto extremamente importante na medida em que os alunos possam contribuir para o aperfeiçoamento no Processo de Ensino e Aprendizagem através da melhoria dos métodos de ensino por parte do professor e da disponibilidade de acatar por parte do aluno.
Objectivos
O objectivo que pretendo atingir com a presente pesquisa é:
Objectivo geral:
- Conhecer as causas que condicionam a falta de higiene nos alunos do 3ºciclo da 7ª classe do ensino primário da Escola Primária Completa de Inhamízua.
Específicos:
- Valorizar o ambiente em que vive;
- Identificar as causas da falta de higiene;
- Propor estratégias para o aperfeiçoamento no processo de ensino e aprendizagem em competência de melhorar a higiene, através de recursos e diferentes métodos.
A Relevância do tema
A relevância é pessoal:
Este tema é relevante para mim como pesquisador, pois é um assunto que directamente está ligado ao nosso dia a dia, como professor, gestor da escola e membros da sociedade, entre tanto actores do Processo de Ensino e Aprendizagem, pois fala se de uma oportunidade de procurar seleccionar um problema directamente ligado aos nossos meios sociais, laboral, e estudantil, de outra maneira, fala se de pesquisa científica que ira avaliar as nossas capacidades críticas como pesquisador na solução de problema relacionado com área de ensino aprendizagem, por isso é extremamente relevante.
Relevância social:
A escola é um componente social que ministra os conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem, e incluindo os alunos, professor e a comunidade agente educativa também parecem moderar o aluno para melhor servir a sociedade onde o integrante autor de pesquisa, assim ser na medida em que abordamos um conteúdo didáctico no processo de ensino aprendizagem (PEA) e social visto que a higiene individual e colectiva é um fenómeno social.
Relevância científica:
Com o estudo desse tema estaremos de uma forma contribuindo para o aperfeiçoamento do conhecimento científico relacionado com o Processo de Ensino e Aprendizagem da Educação Moral e Cívica no contexto de Sistema Nacional de Educação.
Tomando em consideração que irei apresentar propostas e sugestões bem como hipótese que auxiliarão na resolução desse problema, comunidade científica, professor, pedagogo, psicólogo da educação, gestor da escola, pesquisas relacionadas com o tema proposto.
Problema
Um dos maiores assuntos que merece maior atenção no campo do Processo de Ensino Aprendizagem, em geral é a crescente deficiência na prática de actividades diárias que contribuem para a higiene individual e colectiva por parte do aluno.
Os professores, alunos e pais encarregados da educação temam sua quarta parte nesse problema.
Este facto faz com que o tratamento de processo de ensino aprendizagem, tenha os contorno que se apresentam hoje, professores que mal dominam os procedimentos didácticos lectivos e alunos mal trajados, salas sujas o que consequentemente, apresentam dificuldades de aprendizagem.
Desta forma, formulei a seguinte questão de partida:
Porque é que os alunos da 7ª classe, a escola Primaria Completa de Inhamízua apresentam falta de higiene?
Hipótese
O variares que podem responder a prior a minha questão de partida são:
É provável que os alunos da 7ª classe da Escola Primaria Completa de Inhamízua, apresentem dificuldade na higiene individual e colectiva, porque os métodos usados pelo professores não vão além da assimilação dessas competências;
Provavelmente a origem do fraco desempenho na higiene individual e colectiva é a falta de produção de materiais que facilitem nas actividades de limpeza colectiva pelos alunos;
Pode se presumir que o problema da falta de higiene individual e colectiva nos alunos da 7ª classe na Escola Primaria Completa de Inhamízua é ausência dos educadores e encarregados de educação na vida académica dos seus filhos.
Metodologias
Para a realização desta pesquisa e o comportamento dos objectivos foram privilegiados seguintes métodos e investigação científica;
Pesquisa bibliográfica: segundo Gil (2004;4) a pesquisa bibliográfica é a vida com base no material já elaborado, constituindo principalmente nos livros, revistas e artigos científicos a partir deste modo é que se tornou possível a recolha ou informações existentes nas bibliografias instituições e outros lugares, visto que esse método preconiza aquisição da informação teórica para a resolução de problemático por mim levantado.
...