O Trabalho de Inglês
Por: LYO123 • 11/5/2015 • Projeto de pesquisa • 1.193 Palavras (5 Páginas) • 169 Visualizações
ESCOLA DE IDIOMAS FISK
FOCUS ON FINAL
LOMA YAMANÉ DE OLIVEIRA
INCLUSÃO DE CONHECIMENTO
MANAUS – AM
2006
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1.1 TEMA:
Inglês para Fins Específicos : Inglês Técnico
1.2. DELIMITAÇÃO DO TEMA:
Inclusão de Conhecimento
1.3. ALUNA:
Loma Yamané de Oliveira
1.4. PROFESSOR :
Rodrigo Porto
1.5. ORGANIZAÇÃO - EMPRESA :
Escola de Idiomas Fisk
1.6. LINHA DE PESQUISA:
Recursos Humanos
2. INTRODUÇÃO
Temos uma economia globalizada, caracterizada pela busca da Qualidade de Vida no Trabalho – QVT, as organizações têm demonstrado uma preocupação, cada vez maior com a sua imagem, como condição essencial para a sua sobrevivência e o seu sucesso. Essa ênfase foi se deslocando, aos poucos, para o seu interior, levando –as a começar a se preocupar, também, com a sua imagem junto aos seus empregados.
Os colaboradores por sua vez, necessitam estar sempre atualizado e em permanente destaque em suas funções e tarefas, observa-se que para alcançar qualidade e produtividade, é preciso que os colaboradores desenvolvam habilidades de trabalho favoráveis para um bom desempenho individual e coletivo.
Com o inglês técnico pode-se melhorar a capacidade de administrar as turbulências do mercado competitivo, com o propósito do bem estar das pessoas no ambiente de trabalho, pois com um entendimento mais claro do cotidiano , faz com que as mesmas passem por situações estressantes sem prejudicar sua saúde física e mental.
3 . JUSTIFICATIVA
O inglês técnico é de importância fundamental para o desenvolvimento da empresa. Faz –se, pois necessário, trabalhar com pessoas motivadas e comprometidas com as atividades que executam, pois quando há uma compreensão do que se faz, existe dedicação e comprometimento, o trabalho passa a ser visto como fonte de satisfação.
Melhorar a qualidade de vida dos colaboradores é satisfazer as suas necessidades e desejos .
Evidencia-se, então, a tomada de consciência de que cada pessoa é parte integrante da organização e, como tal, merece ser valorizado e motivado. O futuro da empresa depende, essencialmente do futuro dos que nela trabalham.
Com todos os cuidados necessários estabelecidos e cumpridos, existe uma doação para a sociedade em geral por parte de cada empresa, de pessoas satisfeitas com o seu trabalho, mais tolerantes com a vida, pois estão de bem consigo mesmas e trazendo para a sociedade um ambiente de boa convivência e de bons exemplos.
4. IDÉIA CENTRAL:
O fenômeno da súbita globalização do mundo e da conseqüente necessidade de uma linguagem eficiente de comunicação é um fato que não depende de nós acreditarmos ou não. Sendo assim, aprender um idioma se tornou uma obrigação para os profissionais de diversas áreas e para aqueles que se preparam para ingressar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. O domínio de idiomas significa crescimento, desenvolvimento e, acima de tudo, melhores condições de acompanhar as rápidas mudanças que vêm ocorrendo nesse novo e tecnológico século.
A crescente internacionalização dos mercados levou as nações a adotarem o Inglês como o idioma oficial do mundo dos negócios e considerando a importância econômica do Brasil como país em desenvolvimento, dominar o Inglês se tornou sinônimo de sobrevivência e integração global. O aprendizado do Inglês abre as portas para o desenvolvimento pessoal, profissional e cultural. O mercado atualmente considera um requisito básico no momento da contratação que o candidato domine o Inglês. Muitas vezes o conhecimento do Inglês significa um salário até 70% ( setenta por cento ) maior.
O Inglês deixou de ser luxo para integrar o perfil do profissional ou futuro profissional por mais jovem que ele seja. A realidade é uma só; ou você domina um ou mais idiomas _ e o Inglês é primordial _ ou suas chances serão menores.
À medida que as empresas procuram expandir-se para novos mercados e integrar operações globais, percebem que, cada vez mais, seus funcionários precisam trabalhar em conjunto e além das fronteiras regionais temos as lingüísticas. Isto tem aumentado a importância do inglês como idioma comum e prático nos negócios. Além disso, a tecnologia conectou os funcionários e clientes de uma maneira nunca vista, e o idioma inglês é hoje parte de um dia comum de trabalho .
Porém, a grande maioria dos colaboradores, principalmente os de linha de produção nunca tiveram a oportunidade de ir a um curso de inglês estudar, outros; uma menor parte possui apenas o básico e pouquíssimo tem uma formação completa em um idioma estrangeiro.
Deixa-se claro a necessidade das empresas apoiarem mais os seus colaboradores, sendo que muitas empresas principalmente as do distrito industrial em Manaus, apóiam de diversas formas quando se trata de melhorar a sua mão de obra, apóiam com : faculdade, pós – graduação, curso de inglês, curso de espanhol, etc... , mais quando trata-se de um nível mais baixo dentro da empresa, como é o caso da linha de produção, de receptores das matérias – primas , empacotadores o inglês torna-se diferente do que se é visto normalmente nos cursos. Eles quase não possuem conversação ou escrita nessas funções.
...