O Tratamento de Resíduos
Por: Tércio Tesinho • 11/6/2019 • Trabalho acadêmico • 1.865 Palavras (8 Páginas) • 175 Visualizações
TRATAMENTO DE RESÍDUOS
JÚNIOR, Creginaldo
ANDRÉ, Tércio Sousa Martins
PAULO, Rodrigo Perussi
RESUMO
Neste trabalho vamos abordar vários tipos de tratamentos, com o intuito informar os tipos de tratamentos que existem para cada resíduos, e qual a melhor opção de tratamento para cada, sem agredir o meio ambiente para que não haja nenhum tipo de contaminação, pois hoje existem várias empresas que fazem os tratamento.
Palavra-Chave
Resíduos, métodos de Tratamentos.
1. INTRODUÇÃO -
A destinação dos Resíduos deve ser feita corretamente conforme o tipo de cada resíduo, pois há varias formas de fazer o tratamento para cada resíduo. Hoje é proibido não existir um tratamento adequado para resíduos, contudo, ainda existem locais conhecidos como “lixão” onde se joga de tudo. O correto deveria ser não existir mais, pois nesses “lixões” podemos dizer que há contaminação de lençol freático e a saúde de quem vive próximo a esses locais fica acaba ficando ameaçada. A cada ano que se passa digamos que evoluímos na questão de reciclagem e uso de fontes renováveis com uso de resíduos que demoraria anos pra se decompor na natureza. A seguir podemos verificar onde é descartado, e quais tipos de resíduos podem gerar.
2. TIPOS DE RESÍDUOS
Domiciliar: Ele vem do dia-a-dia das residências. Podemos dizer que em um lixo domiciliar pode existir de tudo.
Hospitalar: Este tipo de lixo pode conter lixo contaminado, e para manusear um lixo Hospitalar é sempre necessário estar com luvas adequadas, máscaras e vestimenta especifica para não se contaminar. Ex: Agulhas, Seringas, Gazes, Bandagens, Remédios, Filmes de raio X, entre outros.
Industrial: Este tipo de resíduos pode ser dos mais diversos tipos, pois eles vêm de todas as indústrias e precisa ser descartado em local correto. Ex: Cinzas, lodos, Óleos, Metais, Pneus.
Comercial: O resíduo Comercial e um tipo de resíduo que pode se ter um reaproveitamento que os demais não teriam, como por exemplo, a reciclagem de papeis e plásticos. Ex: Papel, Plásticos.
Agrícola: Quanto aos resíduos Agrícolas podemos dizer que são resíduos usados na Agricultura e (ou) na Pecuária, esses tipos de resíduos também são nocivos pra saúde do ser humano e podem trazer graves consequências no manuseio desses produtos. Ex: Embalagens de fertilizantes e defensivos agrícolas, rações, restos de colheita, excremento de animais.
Público: Originado dos serviços de limpeza pública urbana e de áreas de feiras livres.
Entulho: Resíduo da construção civil, composto por materiais de demolições, restos de obras, solos de escavações, etc.
3. TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Para o tratamento de resíduos sólidos vêm a ser usadas tecnologias adequadas visando a reutilização dos mesmos para geração de matéria prima secundária, por meio de tratamentos como a reciclagem e até mesmo a disposição final de rejeitos.
É necessário perceber o comportamento da matéria e os fatores influenciáveis a ela, tendo em conta o contexto de pesquisa do cientista Francês Antoine Lavoisier (o pai da química), e passar mudar o pensamento de “lixo como algo não reaproveitável”, e passar a encará-lo como um conjunto de matéria prima fonte de matéria prima secundária.
“Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma!” - Princípio de conservação da matéria de Antoine Lavoisier-.
É comum na Europa, especificamente na Alemanha, a matéria prima secundária resultante da transformação de resíduos abastecer o mercado local, resultando em economia de recursos financeiros na aquisição de matéria prima primária de outros países e por outro lado efetuando a comercialização de produtos resultantes da matéria prima secundária.
Isso se dá, pois o reaproveitamento de materiais reduz o consumo de energia para a sua fabricação e reduz os impactos ambientais.
São conhecidas três formas de tratamento de resíduos.
3.1 - Tratamentos mecânicos
É aquele no qual se realizam processos físicos com o fim de deseparar ou alterar a dimensão ou tamanho físico dos resíduos onde por sua vez não são efetuadas reações químicas entre os componentes. Exemplos disso encontramos nos setores de reciclagem nos quais o processo é dividido em etapas independentes.
A forma mais simples de tratamento mecânico é vista na reciclagem de resíduos sólidos da construção civil, onde são usados grandes equipamentos e de consumo de energia elétrica alto.
Classificamos então as formas de tratamento mecânico do seguinte modo:
- Diminuição do tamanho das partículas: Quebra, trituração, moinhos.
- Aumento do tamanho das partículas: aglomeração, briquetagem, peletagem.
- Separação da fração física: Classificação.
- Separação pelo tipo de substancia.
- Mistura de substancias: extrusão, compactação.
- Separação de fases físicas: sedimentação, decantação, filtração, centrifugação, floculação.
- Mudança de estados físicos: condensação, evaporação, sublimação
3.2 - Tratamentos Bioquímicos
É feito através da ação de determinados grupos de seres vivos, no caso muitas das vezes micro-organismos como bactérias e fungos, mas também por organismos maiores como lesmas e minhocas.
Esses quebram suas moléculas ao se alimentarem dos resíduos resultando na mistura de substâncias e moléculas menores. Fatores como temperatura, pressão e acidez podem causar alguma reação química no processo de mistura de substâncias (processo bioquímico).
Os processos de tratamento bioquímicos mais conhecidos são:
- Biodigestão: Decomposição da matéria orgânica na ausência de oxigênio nos chamados Biodigestores ou Centrais de Biogás.
- Compostagem: Decomposição da matéria orgânica na presença de oxigênio em Usinas de Compostagem.
3.3 - Tratamentos Térmicos
Nesse processo, os resíduos são expostos à grande quantidade de energia em forma de calor à temperatura de reação durante um tempo determinada causando a mudança em suas caraterísticas físicas.
Identificamos cinco principais processos de tratamento térmicos separados em função da temperatura de operação e o meio onde ocorre o processo:
- Secagem: Retirada de umidade dos resíduos com uso de correntes de ar. Ocorre na presença do ar atmosférico e temperatura ambiente.
- Pirólise: Decomposição da matéria orgânica a altas temperaturas e na ausência total ou quase total de oxigênio. As temperaturas do processo podem variar de 200 a 900°C.
- Gaseificação: Transformação de matéria orgânica em uma mistura combustível de gases (gás de síntese). Na maioria dos processos não ocorre uma oxidação total da matéria orgânica em temperaturas variando entre 800 e 1600°C.
- Incineração: Oxidação total da matéria orgânica com auxilio de outros combustíveis a temperaturas variando entre 850 e 1300°C.
- Plasma: Desintegração da matéria para a formação de gases.
A reciclagem tem prioridade no tratamento térmico.
Para resíduos orgânicos, há dois principais tipos: os de cadeia molecular longa (madeiras) e curtas (dejetos, alimentos, algumas plantas, …). Com a tecnologia atual, é possível aplicar o tratamento mecânico (reciclagem) apenas nos resíduos orgânicos de cadeia longa, nisso a prioridade para a reciclagem destes resíduos é o tratamento térmico. Para resíduos orgânicos de cadeia curta segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos o mais adequado é o tratamento bioquímico fazendo uso de biodigestores ou usinas de compostagem.
...