O Técnico Em Agropecuária
Por: evaldo1409 • 13/7/2023 • Relatório de pesquisa • 1.342 Palavras (6 Páginas) • 67 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CAMPUS BRAGANÇA
CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
Nome: ------------------------------
Bragança-Pará
2023
Nome-------------------------------
RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE CONCLUSÃO DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
Relatório Final do Estágio de Conclusão de
Curso apresentado ao curso de Agropecuária
como requisito avaliativo final.
.
Orientadora:
Bragança-Pará
2023
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ................................................................................. 4
2. OBJETIVOS ..................................................................................... 4
2.1 Objetivos Gerais ............................................................................. 4
2.2 Objetivos Específicos ..................................................................... 4
3. METODOLOGIA................................................................................ 4
4. DESCRIÇÃO DO LOCAL DO ESTÁGIO .......................................... 5
5. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ...................... 5
5.1. Campo Agrostológico..................................................................... 5
5.2. Palmas Forrageiras........................................................................ 7
5.3. Plantas Medicinais......................................................................... 7
6. CONCLUSÃO .................................................................................. 8
1. INTRODUÇÃO.
O estágio ocorreu no período de 17 de Maio à 28 de Setembro de 2022 totalizando 200 horas. No instituto Federal do Pará, Campus Bragança com trabalhos no campo agrostológico, na área das palmas forrageiras e área das plantas medicinais.
Os processos utilizados foram de demarcação da área, preparação de solo (descompactação e cobertura morta), plantio por mudas, estaquia e sementes, irrigação e manutenção de forma geral.
A observação em campo, a coleta de dados, a manutenção das áreas foram práticas primordiais para o bom desenvolvimento do projeto, no entanto agregar conhecimento nas práticas estabelecidas apresentou melhores resultados e novos aprendizados.
2. OBJETIVOS.
2.1 Objetivos Gerais.
Aliar a teoria adquirida durante o período do curso técnico em agropecuária em sala de aula com a prática vivenciada em campo, agregando maior conhecimento.
2.2 Objetivos Específicos.
- Vivenciar, na prática, o conhecimento repassado durante as aulas.
- Acompanhar as atividades de Plantio Direto de Hortaliças.
- Desenvolver plantio de mudas de forrageiras.
3. Metodologia.
O estágio foi realizado durante o período de 17 de maio de 2022 a 28 de setembro de 2022, com carga horária total de 200 horas, sob a supervisão da Professora Claudina Rita Pires. Durante a realização do estágio, as principais atividades acompanhadas foram: Plantio (preparo de solo, escolha, corte e distribuição das sementes, adubação, controle da qualidade do plantio, etc.), tratos culturais (controle de plantas invasoras e controle de praga) e implantação do campo agrostológico para atender a disciplina de forragicultura.
O desenvolvimento do estágio de conclusão de curso foi iniciado com plantio direto, ou seja, as amostras coletadas foram plantadas diretamente no local. Não foram usadas as sementes como forma de propagação.
A observação em campo e a coleta de dados foram usadas para se obter informações sob determinados aspectos da realidade do campo agrostológico. Assim, foi possível recolher dados sobre o desenvolvimento das culturas de cobertura e compreender as diferentes interações entre o plantio direto e as plantas de cobertura. Estas práticas visam preparar o solo para a semeadura (quando for o caso), facilitar o desenvolvimento da cultura e controlar plantas espontâneas.
Todo o material usado, foi: martelo, grampos, arame farpado, terçados, enxadas, regador, náilon, trenas e carrinho de mão, disponíveis no campus.
4. DESCRIÇÃO DO LOCAL DO ESTÁGIO.
O estágio foi realizado em dois lugares, no Instituto Federal do Pará, Campus Bragança, situado na Avenida dos Bragançanos (antiga Estrada da Escola Agrícola), S/N, Bairro Vila Sinhá na cidade de Bragança (Pa), no campo agrostológico, na área das palmas forrageiras e na área das plantas medicinais.
5. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS.
5.1. Campo Agrostológico.
Na instituição os primeiros momentos de estágio foram na construção do projeto de implantação do campo agrostológico. Com as demarcações necessárias que atendesse as necessidades do projeto. A área delimitada, as estacas foram afincadas e firmadas para receber o arame farpado. Cada estada foi colocada a 10 metros de distância uma da outra, com o uso de 2 (dois) fios de arame em toda a extensão da cerca para impedir a entrada de animais na área a ser preparada com diversas forrageiras.
Antes do estabelecimento das espécies, foi realizado o planejamento de quais espécies seriam relevantes, considerando com parâmetro de seleção e a qualidade da forragem, em termos de adaptação as condições climáticas, produtividade e valor nutricional.
O campo agrostológico configura um acervo de espécies forrageiras, o qual servirá de painel expositivo para a capacitação dos alunos da área das agrárias para turmas vindouras. A área destinada à implantação do campo agrostológico foi de aproximadamente 100x40 metros, localizado na área experimental do Instituto Federal do Pará, Campus de Bragança.
...