O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO TRATO DAS RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO
Por: Cleverton27 • 27/5/2018 • Abstract • 322 Palavras (2 Páginas) • 190 Visualizações
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
TEMA:
O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO TRATO DAS RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO
Tópicos abordados
Introdução
Fundamentação e justificativa: nesta etapa, recorremos a Scollaro para respaldar o desenvolvimento de nossa atividade, uma vez que sustenta baseada em Dante, a necessidade de metodologias alternativas, como materiais concretos, para assimilação significativa de conteúdos por vezes abstratos.
Objetivos
Geral e específicos: levar os alunos à compreensão das relações métricas no triângulo retângulo, por meio de materiais manipuláveis, identificar seus elementos, estabelecer relações de semelhança e deduzir as relações métricas.
Desenvolvimento: Materiais e Métodos
Descrição das Atividades:
Atividade: O uso de materiais manipuláveis no trato das relações métricas no Triângulo Retângulo
– Aulas: ministramos um encontro expositivo e dialogado, em Agosto, no qual utilizamos desde o ambiente do colégio a materiais confeccionados individual ou coletivamente como recursos para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem;
– Orientações: dedicamo-nos nesta fase, à revisão rigorosa do conteúdo proposto, tiramos dúvidas ainda nítidas, usamos metodologias outras (resolução de situações-problemas, apresentações de seminário, dinâmicas) e usamos materiais diversos, como por exemplo, triângulos confeccionados em madeira, geogebra, dentre outros;
– Feira de Ciências: expusemos aos convidados a temática trabalhada, expandindo a um público maior os objetivos supracitados;
Resultados Alcançados: assimilação e associação do conteúdo proposto e associação à realidades diárias, crescimento acadêmico e domínio de conteúdo, promoção do tema para além da realidade habitual; instigamos a autonomia, interesse, criatividade e integração.
Considerações Finais: mesmo quando nos deparamos com algumas dificuldades, o PIBID contribui concretamente no processo educativo como um todo e, especialmente na nossa formação, uma vez que, enquanto graduandos, podemos já experimentar da realidade escolar e vivenciar, inclusive, situações de desafios, permitindo-nos desenvolver habilidades que nos outorgarão grande crescimento profissional.
Referências
AUSUBEL, David P.; NOVAK, Joseph D.; HANESIAN, Helen. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Editora Interamericana Ltda., 1980.
DANTE, Luiz Roberto. Tudo é Matemática. 9°ano. 3ª ed. São Paulo: Ática, 2009. p.17 (manual do professor/parte geral).
SCOLARO, Maria Angela. O uso dos Materiais Didáticos Manipuláveis como recurso pedagógico nas aulas de Matemática. 2006.
...