O conceito de etnocentrismo
Artigo: O conceito de etnocentrismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanials23 • 11/12/2013 • Artigo • 406 Palavras (2 Páginas) • 496 Visualizações
Os outros, aqueles que são diferentes de nós e com os quais não nos identificamos, mas que julgamos a partir de nós mesmos, ou seja, o que não conhecemos porém classificamos, conceitos prévios de algo que não sabemos, a essência do preconceito (pré-conceito). Ao classificar algo que não conhecemos, utilizamos parâmetros exclusivamente nossos, assim, se chamamos alguém desconhecido de selvagem, de bárbaro, estamos na realidade falando de nós mesmos, pois o outro certamente não possui nada do que erroneamente imaginamos, estamos vendo-os pela primeira vez, daí talvez a origem dos conflitos culturais, pois sempre achamos que nós, nossa cultura, é a correta, a escolhida, a que foi abençoada por Deus.”. (BONETTI e RIBARIC, 2010).
A sociedade européia, ao classificar as outras culturas ao longo do processo histórico possui segundo COPANS (1971) a reação instintiva de classificá-los como exóticos. Esse traço é o que se chama em Antropologia de:
Resposta Resposta Selecionada:
Etnocentrismo;
Resposta Correta:
Etnocentrismo;
Feedback da resposta:
Segundo COPANS, 1971:14) “A reacção instintiva do Ocidente face aos povos exóticos é o etnocentrismo que implícita ou mesmo explicitamente, ajuíza das sociedades “não européias” pelo modo europeu”.Brasil, na IV Conferência de Educação e Cultura na Câmara dos Deputados , foi proposto três eixos sobre o qual a cultura popular brasileira deveria ser analisada. São eles:
Resposta Resposta Selecionada: O tratamento contraditório e insuficiente em relação às expressões das Culturas Populares; às dificuldade de reconhecimento das chamadas expressões culturais locais ou regionais da cultura brasileira; a indução à produção cultural descentralizada.
Resposta Correta: O tratamento contraditório e insuficiente em relação às expressões das Culturas Populares; às dificuldade de reconhecimento das chamadas expressões culturais locais ou regionais da cultura brasileira; a indução à produção cultural descentralizada.
Feedback da resposta:
São 3 os pontos levantados pelo então Secretário Sergio Mamberti na IV Conferência de Educação e Cultura na Câmara dos Deputados sobre políticas de cultura e diversidade do governo brasileiro:
• O primeiro é o tratamento contraditório e insuficiente em relação às expressões das Culturas Populares. Há um reconhecimento do poder criativo do povo brasileiro na incorporação de elementos populares como símbolos da Identidade Cultural Brasileira, tais como o samba a feijoada ou carnaval. Porém, nunca houve um tratamento equilibrado entre os incentivos às expressões das Cultural Populares (sejam as tradicionais ou as novas e urbanas como o Hip-hop) e os mecanismos de proteção e fomento às manifestações artísticas e das indústrias culturais. As culturas populares sempre sofreram o mesmo processo discriminatório que as classes menos favorecidas,
...