O conceito de etnocentrismo
Artigo: O conceito de etnocentrismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FGNezi • 1/5/2014 • Artigo • 257 Palavras (2 Páginas) • 459 Visualizações
ETNOCENTRISMO
A palavra etnocentrismo tem origem grega, “ethnos”, que significa nação. Etnocentrismo tem uma ideia de que seu grupo, sua nação, é o centro de tudo, dos pensamentos, das culturas, dos hábitos, entre outros.
É um fenômeno, onde é misturado tanto o lado intelectual e racional quanto o lado afetivo e emocional. Pode ser visto o etnocentrismo, como forma de pensarmos, pesquisarmos as diferentes formas de mecanismo, as formas, as razões, as ideias de indivíduos que pensam diferente, que age diferente de nós. Faz com que fiquemos com mais sabedoria e conhecimento sobre outros grupos. Muitas vezes existe um choque de cultura, pois são maneiras diferentes de se vestir, de comer, outra maneira de se viver.
A visão do etnocentrismo, quando não se tem pelo menos um pequeno conhecimento, um pequeno saber sobre um grupo diferente, podem levar ao desrespeito, ao preconceito, intolerância de quem está sofrendo por ser “diferente”.
Muitos indivíduos despertam dentro deles uma curiosidade espantadora sobre grupos diferentes, pois querem ter um conhecimento maior sobre o que fazem no seu dia a dia, porém tem outros indivíduos que reagem totalmente diferentes, acham que seu grupo está errado, outros acham que os grupos do qual ele não tem conhecimento nenhum, está totalmente errado. Temos que entender que não é uma questão de estar certa ou de estar errada, a questão seria de um interesse individual, se ele quiser ter um conhecimento a mais sobre determinado(s) grupo(s) ele poderá, mas se não quiser não tem nem como falar algo, ele não terá conhecimento suficiente para poder falar sobre o grupo(s).
...