O desempenho do mercado de bebidas no Brasil
Trabalho acadêmico: O desempenho do mercado de bebidas no Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luaneluinny • 19/10/2013 • Trabalho acadêmico • 873 Palavras (4 Páginas) • 452 Visualizações
1. Introdução
Este trabalho relata sobre a história da Companhia de bebidas COCA-COLA, Em 1886, ano em que foi apresentada pela primeira vez ao público, na Jacob's Pharmacy em Atlanta, nos Estados Unidos, a Coca-Cola conquistou a preferência do consumidor e inaugurou a trajetória de um grande sucesso mundial. Hoje, a Coca-Cola Company está presente em mais de 200 países e responde por mais de 400 marcas de bebidas não alcoólicas, entre essas, quatro das cinco marcas mais consumidas no planeta: Coca-Cola, Coca-Cola zero, Fanta e Sprite. Com atuação de destaque no país desde 1942, a Divisão Brasil é uma das quatro maiores operações da The Coca-Cola Company. O Sistema Coca-Cola Brasil é composto pela Coca-Cola Brasil e por 13 grupos empresariais, que elaboram o produto final em suas 46 unidades industriais e o distribuem aos pontos de venda. Essa estrutura absorve cerca de 60 mil colaboradores diretos e gera mais de 600 mil empregos indiretos.
Os fabricantes têm um contrato por meio do qual se comprometem a produzir, a engarrafar e a distribuir todos os produtos da Coca-Cola Brasil, observando um rigoroso padrão de qualidade mundial, que é marca registrada da empresa.
As fábricas que fazem parte do Sistema Coca-Cola Brasil encontram-se estrategicamente localizadas em todas as regiões do país, garantindo o abastecimento de cerca de um milhão de pontos de venda para hidratar e nutrir os consumidores brasileiros com uma ampla linha de bebidas não alcoólicas que engloba refrigerantes, néctares e refrescos, repositores, energético, infantis, chás e água.
.
2. O desempenho do mercado de bebidas no Brasil.
As vendas da Coca-Cola no Brasil ficaram abaixo da média global no primeiro trimestre, segundo o balanço divulgado pela empresa nesta terça-feira. Na comparação com outros países emergentes, o mercado brasileiro também ficou para trás. Segundo o relatório que acompanha os números, o volume geral de vendas no Brasil cresceu 3% entre janeiro e março sobre o último trimestre de 2012. O desempenho é inferior a media global, de 4%. Estes números referem-se à venda de todos os produtos da companhia, como refrigerantes, chás e água mineral.
A Coca-Cola destaca, ainda, a forte expansão em emergentes como Tailândia (18%), Índia (8%) e Rússia (8%). Dois países com que o Brasil costuma ser comparado, porém, apresentaram números que não nos deixam sozinhos. No México, as vendas da companhia também cresceram 3%. Já na China, a expansão foi de apenas 1%. No caso chinês, porém, a Coca-Cola destaca que este desempenho representa um crescimento de 9% sobre o mesmo trimestre do ano passado. Olhando apenas para seu principal produto, a linha de refrigerantes com a marca Coca-Cola, o Brasil também apresenta números abaixo da média. As vendas globais da marca cresceram 3% em volume. Por aqui, o desempenho foi de 2%. Novamente, os destaques ficaram para outros emergentes, como Tailândia (38%), Índia (30%), Rússia (15%) e China (6%). O Japão, que enfrenta há anos uma estagnação econômica, registrou desempenho de 2%, igual ao do Brasil.
A receita líquida da Coca-Cola, no primeiro trimestre, foi de 11,035 bilhões de dólares, ou 1% inferior ao do mesmo período do ano passado. A companhia atribuiu o recuo a mudanças estruturais, como a venda de sua engarrafadora nas Filipinas, e variação cambial, entre outros. O lucro líquido consolidado recuou 14%, na mesma comparação, para 1,769 bilhão de dólares.
3. Empresa da marca situada em Fortaleza – CE
A cidade escolhida para ser a sede da nossa empresa é a cidade de Fortaleza – CE abaixo citaremos pesquisas relacionadas à cidade antes da abertura da nossa empresa, como população, renda Per Capita entre outros.
3.1. DADOS GERAIS:
Estado que Pertence: Ceará
Data
...