O despertar da consciência ecológica
Por: 030485 • 23/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 444 Palavras (2 Páginas) • 234 Visualizações
O despertar da consciência ecológica cresceu em conseqüência dos impactos negativos causados à natureza, provenientes de um desenvolvimento tecnológico desenfreado e mal planejado, além do estilo de vida adotado pela sociedade desde a Revolução Industrial. Foi com a Revolução Industrial que o homem começou realmente a transformar a face do planeta, a natureza de sua atmosfera e a qualidade de sua água. O meio ambiente está sendo agredido, devido ao rápido crescimento da população humana, que provoca declínio cada vez mais acelerado de sua qualidade e de sua capacidade para sustentar a vida. Pois a civilização não tinha a preocupação em criar um sistema sustentável.
O marco para desencadear uma mobilização mundial sobre poluição foi à publicação do livro Primavera Silenciosa, em 1962, que embora tratasse especialmente dos problemas do uso do DDT na agricultura, deixou um legado influente ao combater o materialismo da ciência e as idéias de controle tecnológico da natureza. O impacto da devastação e do movimento ecológico levou também a Organização das Nações Unidas a se engajar na defesa do meio ambiente, passando a desenvolver vários projetos e programar conferências internacionais. A Declaração de Estocolmo, elaborada na Conferência de Estocolmo de 1972, organizada pela ONU, estudou a problemática e fez em caráter oficial fez várias recomendações gerais aplicáveis globalmente.
Um dos impactos que o uso de combustíveis fósseis tem produzido sobre o meio ambiente terrestre é o aumento da concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, dando lugar a um aumento da temperatura global da Terra.
Outros males importantes causados pelo ser humano ao meio ambiente são o uso de pesticidas que contaminam regiões agrícolas, a erosão do solo, que está degradando as terras de cultivo de todo o mundo, a perda das terras virgens; o crescente problema mundial do abastecimento de água, como conseqüência do esgotamento dos aqüíferos subterrâneos, assim como pela queda na qualidade e disponibilidade da água e a destruição da camada de ozônio. A poluição é uma constante em nossos dias e em nossos mananciais de água doce. A escassez e o uso abusivo da água doce constituem hoje, uma ameaça crescente ao desenvolvimento e à proteção do meio ambiente.
As empresas, em sua maior parte, grandes poluidoras e produtoras de resíduos vêm se sensibilizando diante do dilema ambiental, inclusive pela pressão de consumidores mais exigentes e conscientes quanto da sua responsabilidade para com o meio natural. Além de pressões públicas, a legislação ambiental também se tornou um fator para que mais empresas produzam bens e ofereçam serviços ecologicamente corretos.
O consumo dos recursos naturais está acima de sua capacidade de regeneração, nos deixa apreensiva quanto a garantia para as futuras gerações.
...