O futuro está um pouco longe
Resenha: O futuro está um pouco longe. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaelafof242 • 12/11/2014 • Resenha • 373 Palavras (2 Páginas) • 183 Visualizações
Um futuro um pouco distante
Observando os últimos doze anos, pode se observar um crescimento econômico, uma inflação um pouco mais controlada, baixa taxa de desemprego, aumento da renda e o aumento do consumo, fazendo acreditar que o Brasil possa fazer parte de uma das 5 maiores economias do mundo, porém isto não ocorrerá nesta década.
Um dos motivos para que este crescimento econômico não ocorra nesta década, se dá devido a crise econômica mundial desde 2008, mesmo o Brasil tendo sido pouco afetado, já que seu economia no anos de crise somou 12%, enquanto economias de outros países (Canadá e França) no mesmo período cresceram entorno de 1%.
Sendo assim, o crescimento do Brasil é positiva, visto que ocupa atualmente a 6° posição no ranking das 10 maiores economias do mundo, que tem como principal adversária a China que cresceu mais de 40% nos últimos anos, devido a abertura econômica e grandes investimentos públicos em infraestrutura.
Outra economia que vem crescendo bastante é da Índia, cerca de 7% ao ano, tendo como protagonista o setor de serviços, porém apresenta muitos problemas internos como a desigualdade social.
Assim, a China ,além dos EUA devem liderar a ponta do ranking ainda nesta década, já que o PIB (produto interno bruto) desses países cresce a cada ano mais.
A previsão para que o Brasil chegue a ser umas das cinco maiores economias mundiais é para 2050. O que é algo bem positivo e otimista, se manter o caminho do crescimento da ultima década, investindo maciçamente no petróleo e no pré sal.
Outros investimentos necessários deverão ser aplicados em educação, como criação de novos cursos e polos tecnológicos, mais escolas, mais faculdades de ensino publico, incentivo para pós-graduação, para que possa gerar alunos capacitados para atuarem no mercado de forma mais eficaz e qualificada para que o crescimento econômico seja o mais favorável possível.
Com isso, o país terá maiores condições para estar entre as cinco maiores em 2050, pois nesta década isto não será possível, até porque ainda se tem muita desigualdade social, corrupção, uma educação deficitária, além de uma saúde publica nada eficaz, e tudo isso dificulta o crescimento econômico, tendo em vista que tal crescimento não fará com que o Brasil ocupe a 5° posição do ranking nesta década.
...