O impacto do uso de centros de distribuição na logística
Seminário: O impacto do uso de centros de distribuição na logística. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: acoelho • 29/3/2014 • Seminário • 804 Palavras (4 Páginas) • 588 Visualizações
Impactos da Utilização de Centros de Distribuição na Logística de Distribuição de Produtos Acabados
A logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa.
Trata-se, diretamente do planejamento, organização, controle, realização de outras tarefas relacionadas ao operacional.
Para que consiga a excelência, a Logística se preocupa com alguns departamentos considerados peça-chave para o seu sucesso, que são eles: Estoques, Armazenagem, Transporte e Serviço ao Cliente.
Observa-se que quanto maior for a variedade de material em estoque, maior também será o custo com a manutenção dos estoques, tendo em vista o baixo índice de falta de mercadorias, situação que prejudicaria as vendas/ ou a produção.
A distribuição de produtos é o ponto que tem maior relevância na organização. Pois está relacionada diretamente com a satisfação do foco organizacional principal, que é o Cliente Consumidor.
(…) O gerenciamento da distribuição de produtos acabados baseia-se em três níveis: Estratégico, Tático e Operacional. No nível estratégico são considerados os aspectos essenciais, como a localização de instalações de produção e armazenagem. No nível tático utiliza-se o planejamento de médio e curto prazo, assegurando a eficiência a nível máximo. No nível operacional prioriza-se a execução e controle das atividades rotineiras, assegurando o deslocamento dos produtos para o mercado consumidor no tempo correto. (…)
Para que o objetivo seja alcançado é necessário trabalhar em harmonia, pois assim terá o produto certo, na quantidade certa, na hora certa, no lugar certo e com o menor preço possível.
Segundo Farah (2002) a escolha de um centro de Distribuição deve obter os seguintes critérios:
A quantidade de intermediários existentes ou necessários;
A diversificação dos canais de distribuição;
A dimensão da área a ser atendida e os requisitos mínimos necessários para efetuar o serviço com qualidade e eficiência;
As características do produto a ser entregue;
A estrutura operacional mínima necessária.
Como em todos os processos, a utilização de Cds , apresenta suas vantagens e desvantagens que de acordo com Moura (2002) são:
Vantagens: Melhorias nos níveis de serviço em função dos Cds , como vantagem competitiva nas reduções do tempo e no desempenho das entregas ao Cliente, redução nos gastos com transporte de distribuição, facilidade na gestão de materiais, reduz custos com armazenagens, inventários e controle.
Desvantagens: Aumento nos custos de manutenção de estoque, menor segurança física dos materiais, menor flexibilidade de rotas.
A escolha da localização e da infra-estrutura necessária para um Cd, é uma decisão estrátegica da organização, que visa minimizar os custos e
...