O marxismo
Tese: O marxismo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lugato • 20/7/2013 • Tese • 445 Palavras (2 Páginas) • 582 Visualizações
O marxismo consiste em um pensamento sociológico crítico da sociedade capitalista e foi desenvolvido por Marx e Engels. Sobre o marxismo é incorreto afirmar que:
Escolher uma resposta.
a. Marx apontava que sua obra estava totalmente fundamentada no que ele próprio chamava de concepção materialista da história, segundo a qual toda mudança social é estimulada por influências econômicas.
b. Para Engels e Marx, as contradições da sociedade capitalista só podem ser solucionadas por meio da instalação do socialismo e, posteriormente, do comunismo.
c. A obra de Marx não teve tanta influência para a História e a Sociologia quando as ideias de Comte. Com o fim da Guerra Fria, a influência do pensamento marxista praticamente deixou de existir.
d. O marxismo aponta que uma sociedade só pode ser compreendida a partir de uma realidade que deriva de fatos econômicos, dividida em classes sociais distintas: capitalistas e proletários.
e. Marx apontava que sua obra estava totalmente fundamentada no que ele próprio chamava de concepção materialista da história, segundo a qual toda mudança social é estimulada por influências econômicas. Para Engels e Marx, as contradições da sociedade capitalista só podem ser solucionadas por meio da instalação do socialismo e, posteriormente, do comunismo.
A Sociologia é uma Ciência que nasceu a partir das mudanças radicais desencadeadas pela Revolução Industrial ocorrida na Europa, mais especificamente na Grã-Bretanha, a partir do final do século XVIII. Sobre a Revolução Industrial, é incorreto afirmar que:
Escolher uma resposta.
a. a Revolução Industrial alterou a ordem social, incluindo os hábitos pessoais e o modo de produção dos bens e serviços. Prova disto é que a maioria dos alimentos que comemos e das bebidas que ingerimos – como o café – são agora produzidas por meios industriais. Além de transformações econômicas associadas ao desenvolvimento do capitalismo, a Revolução Industrial envolveu mudanças íntimas e pessoais, sobretudo no que se refere às configurações familiares.
b. a Revolução Industrial alterou a ordem social, incluindo os hábitos pessoais e o modo de produção dos bens e serviços. Prova disto é que a maioria dos alimentos que comemos e das bebidas que ingerimos – como o café – são agora produzidas por meios industriais.
c. além de transformações econômicas associadas ao desenvolvimento do capitalismo, a Revolução Industrial envolveu mudanças íntimas e pessoais, sobretudo no que se refere às configurações familiares.
d. a Revolução Industrial proporcionou transformações sociais e econômicas que cercaram o desenvolvimento de inovações tecnológicas nesta época, tais como a energia e a máquina a vapor.
e. as mudanças causadas pela Revolução Industrial foram positivas para o progresso social. O homem conquistou tanto sua liberdade financeira, por meio do trabalho assalariado, como intelectual com o surgimento de novas ciências, como a Sociologia.
...