TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O mercado de petróleo

Tese: O mercado de petróleo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  Tese  •  5.328 Palavras (22 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 22

ETAPA 01

Este trabalho inclui um relatório cujo objetivo é apresentar as características, planejamentos e organização de uma empresa fictícia do ramo de petróleo e gás, denominada PETROGÁS S.A.,

A PETROGÁS S.A.

O mercado de petróleo e gás está em pleno crescimento no Brasil e no mundo. Além do mais, trata-se de uma área de empreendimento que recebe muitos investimentos do governo, empresas privadas nacionais e internacionais e isso porque temos um estoque em nosso país que cresce a cada mês com novas descobertas de poços, alguns de difícil exploração.

Foi pensando nesta atual situação de mercado, que a empresa PETROGÁS S.A., resolveu ampliar sua massa de mercado, alcançando o mercado exterior, a fim de conquistar um maior lucro, competitividade, clientela e novas experiências.

Após fazer toda a análise de mercado e termos conquistado um cliente bastante significativo, fomos encorajados a atuar no mercado de petróleo e gás internacional. Participamos de palestras, feiras internacionais e outros eventos do setor; também enviamos alguns catálogos de produtos; agendamos visitas e, assim, fomos conquistando espaço no mercado.

A PETROGÁS S.A., é uma empresa que está a nove anos atuando no ramo de petróleo e gás. E durante todo esse tempo, nossa empresa vem se desenvolvendo significativamente em tecnologia de ponta e na vendas combustíveis.

Nossos produtos são de ótima qualidade e sua exploração é feita de forma responsável no âmbito do meio ambiente, econômico e social. Sendo assim, somos uma empresa consciente da necessidade de ajudar no crescimento do país e por isso, desde o ano de 2005, geramos cerca de R$ 20 bilhões de investimentos em projetos socioambientais.

Aos poucos temos alcançado maior espaço em países como os EUA, a China e outros da Europa. Assim, temos percebido que a qualidade dos nossos produtos é um diferencial no mercado exportador. Portanto, nossa meta é alcança até o final de 2012 um crescimento de 200% em nossas vendas.

DADOS INSTITUCIONAIS

A Razão Social da empresa é "PETROGÁS S.A.", sendo o mesmo utilizado para o nome fantasia.

Foi fundada em 19 de fevereiro de 2003, pelos sócios, Ismael Duarte Luna; Francisca Gislane Rocha Lima; Clayds Nascimento da Cunha; Geney Jorge Sousa da Silva e Francisco Marlen de Melo Pimentel. Desde esta data a empresa mantém-se instalada na Rua das Gaivotas, 263, Bairro das Aves, Fortaleza- Ce - Brasil.

A empresa tem a missão de colaborar para o crescimento e desenvolvimento do Brasil nos aspectos econômico e social de maneira sustentável.

Nossa visão principal é tornar-se uma empresa bem sucedida, abraçando uma fatia significante no mercado internacional e tornando-se uma empresa reconhecida em todo o mundo.

Atualmente a sede da empresa dispõe de 9000 m2, nas quais instalamos o escritório e outros laboratórios de atividades específicas. Trabalhamos em três turnos e contamos no todo com um corpo de colaboradores formado por 3000 funcionários com horários de trabalho diversificados e com remuneração variante entre R$1800,00 e 9850,00. Além disso, temos maquinário e outros instrumentos de trabalho dispersos nos locais de perfuração e exploração de matéria-prima.

O setor responsável pela área de exportação, é formado por 1 gerente comercial, 1 gerente de marketing internacional, 1 analista e 2 assistentes.

Atualmente a empresa está exportando em média 500 barris de petróleo ao dia, sendo que nossa meta é dobrar esta quantidade em seis meses.

PRODUTOS

A PETROGÁS S.A. é capacitada para perfuração de poços profundos de petróleo e gás em solo ou em mar. A matéria – prima explorada passa por um processo de destilação fracionada, onde se separa os diversos tipos de combustíveis e substâncias (gasolina, gás, naftalina, asfalto, etc). Refina-se cada um dessas substâncias e distribui-se entre os clientes.

A EXPORTAÇÃO

A nossa empresa decidiu entrar no ramo exportador, devido as inúmeras vantagens que essa atividade oferece, conforme especificamos abaixo:

• Maior produtividade: exportar implica no aumento da escala de produção, que pode ser obtida pela utilização da capacidade ociosa da empresa e/ou pelo aperfeiçoamento dos seus processos produtivos; a empresa poderá, assim, diminuir o custo de seus produtos, tornando-os mais competitivos, e aumentar sua margem de lucro;

• Diminuição da carga tributária: a empresa pode compensar o recolhimento dos impostos internos, via exportação:

1. Os produtos exportados não sofrem a incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);

2. O Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) tampouco incide sobre operações de exportação de produtos industrializados, produtos semi-elaborados, produtos primários ou prestação de serviço;

3. Na determinação da base de cálculo da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS), são excluídas as receitas decorrentes da exportação;

4. As receitas decorrentes da exportação são também isentas da contribuição para o Programa de Integração Social (PIS) e para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP); e

5. O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) aplicado às operações de câmbio vinculadas à exportação de bens e serviços tem alíquota zero.

• Redução da dependência das vendas internas: a diversificação de mercados (interno e externo) proporciona à empresa maior segurança contra as oscilações dos níveis da demanda interna;

• Aumento da capacidade inovadora: as empresas exportadoras tendem a ser mais inovadoras que as não-exportadoras; costumam utilizar número maior de novos processos de fabricação, adotam programas de qualidade e desenvolvem novos produtos com maior freqüência;

• Aperfeiçoamento de recursos humanos: as empresas que exportam se destacam na área de recursos humanos: costumam oferecer melhores salários e oportunidades de treinamento a seus funcionários;

• Aperfeiçoamento dos processos industriais (melhoria na qualidade e apresentação do produto, por exemplo) e comerciais (elaboração de contratos mais precisos, novos processos gerenciais, etc.): a empresa adquire melhores condições de competição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com