O papel da escola na inclusão de estudantes surdos em educação regular
Trabalho acadêmico: O papel da escola na inclusão de estudantes surdos em educação regular. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: palomata • 30/8/2014 • Trabalho acadêmico • 861 Palavras (4 Páginas) • 408 Visualizações
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNESI
CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA
7º SEMESTRE
PROJETO DE PESQUISA
Gildaria de Jesus Santos / RA 342249
Kézya de Moura Silva / RA 343672
Lusandra Dias Gois / RA 244855
Marcela de Jesus Gomes Arruda / RA 334960
O PAPEL DA ESCOLAPARA A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR
Projeto apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera
UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II. Sob orientação da professora e tutora Priscila Ruiz Carapiá.
Feira de Santana / BA
2014
TEMA
O papel da Escola para a inclusão de alunos surdos no ensino regular
JUSTIFICATIVA
A inclusão dos alunos considerados com Necessidades Educativas Especiais (NEE) envolve transformações em nível da organização da escola, em especial os alunos surdos. Sendo uma questão de direitos, a inclusão de alunos surdos transpassa vários requisitos que se detém com o dever, a obrigação, ética e valores. E assim ela não pode ser vista apenas como obrigação, mas em termos de uma educação inclusiva.
Ao inserir o aluno surdo na sala de aula, pretende-se envolver as ações no processo de ensino e aprendizagem, incorporando mudanças em relação às práticas pedagógicas para que o aluno alcance o nível de aprendizagem favorável. Dessa forma, cabe a escola proporcionar um acolhimento e atendimento positivo aos alunos surdos, visto que os profissionais de educação devem ter “condições de auxiliar a escola, a comunidade escolar e o corpo docente com seus conhecimentos para que caminhem em direção à efetivação da inclusão” (SCHENEIDER, 2006, p. 201).
PROBLEMA
Em que medida a escola tem promovidoà inclusão dos alunos surdos no ensino regular?
OBJETIVO GERAL
Refletir sobre as atribuições da Escola regular quanto aos recursos humanos, físicos e materiais no processo de inclusão de alunos surdos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Instigar a reflexão sobre a inclusão de surdos na rede regular de ensino;
Compreender a importância da participação do intérprete no processo de construção de conhecimento;
Analisara relevância dosespaços físicos da escola, assim como a sala de recursos no processo de aprendizagem.
METODOLOGIA
A trajetória da educação e inclusão do aluno surdo vem causando diversas discussões em torno do processo de escolarização. Nesse sentido, as discussões indicam para determinados questionamentos: A escola regular está preparada dentro das perspectivas de inclusão para surdos? De que maneira a escola pode contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno surdo?
É em razão destes questionamentos que transpassam a educação de pessoas surdas e sua inclusão, que o presente trabalho objetiva focalizar a temática do papel da escola regular para a inclusão de alunos surdos.
Mediante a essa temática temos a seguinte pergunta investigativa: Em que medida a escola tem promovido à inclusão dos alunos surdos no ensino regular?
Com esse questionamento de estudo adotamos por uma abordagem metodológica qualitativa, que nos propicia como nos diz Lüdke e André (1986, p. 12) que: “O ‘significado’ que as pessoas dão às coisas e à sua vida são focos de atenção especial pelo pesquisador. Nesses estudos há sempre uma tentativa de capturar a perspectiva dos participantes”.
De acordo com essa afirmação, podemos dizer que o pesquisador se preocupa em retratar a complexidade de uma situação singular. Nessa abordagem podemosargumentar a temática em questão e mediante
...