A eficácia da lingüística para estudantes surdos
Pesquisas Acadêmicas: A eficácia da lingüística para estudantes surdos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: victoriaa • 13/10/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.272 Palavras (6 Páginas) • 386 Visualizações
Introdução
Nesse trabalho, o grupo procurou conhecer e compreender a eficácia da linguística para alunos surdos. Entender qual melhor o método para ter uma educação de qualidade e preparo do aluno surdo e ouvinte para uma convivência eficaz em sociedade. Verificar se a escola esta preparada para receber o aluno mudo, sem tabu e com uma integração coerente.
Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Cultura Surda
Em termos médicos, a surdez é categorizada em níveis do ligeiro ao profundo. É também classificada de doença auditiva. Os tipos de surdez quanto ao grau de perda auditiva;
• Perda auditiva leve: não tem efeito significativo no desenvolvimento desde que não progrida, geralmente não é necessário uso de um aparelho auditivo.
• Perda auditiva moderada: pode interferir no desenvolvimento da fala e linguagem, mas não chega a impedir que o individuo fale.
• Perda auditiva severa: interfere no desenvolvimento da fala e linguagem, mas com o uso de aparelho auditivo poderá receber informações utilizando a audição para o desenvolvimento da fala e linguagem.
• Perda auditiva profunda: sem intervenção, a fala e a linguagem dificilmente irão ocorrer.
Deste ponto de vista, surdez refere-se à incapacidade da criança em aprender a falar naturalmente, por via auditiva. A criança surda pode aprender a falar, ainda que haja dificuldades.
A partir da Lei 10436, o governo brasileiro reconhece a libras, como língua, e os surdos têm o direito de, nas instituições educacionais, as aulas sejam ministradas em LIBRAS, ou, pelo menos com a presença de um interprete de língua de sinais.
Culturalmente a surdez é descrita como diferença linguística identidade cultural a qual é partilhada entre indivíduos surdos. A surdez é o paradigma da cultura surda, a base sobre a qual se constrói a estrutura e forma da cultura surda, cujo principal elemento espalhador é a lingua de Sinais, o idioma natural dos surdos. portanto, sem surdez não há cultura surda.
A libras é a língua da comunidade surda brasileira. Tem suas regras gramaticais próprias, possibilitando assim, o desenvolvimento linguístico da pessoa surda, favorecendo o seu acesso aos conhecimentos existentes na sociedade.
Os sinais são formados a partir de parâmetros, como a combinação do movimento das mãos com um determinado formato num determinado lugar, podendo este lugar, ser uma parte do corpo ou um espaço em frente ao corpo.
Bibliografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Surdez - Acesso em Novembro de 2013
Atividades com Surdo Mudo
A literatura surda se manifesta nas histórias contadas em sinais, mas o registro de histórias contadas no passado permanece na memória de algumas pessoas ou foram esquecidas. Assim, estamos privilegiando a literatura surda contemporânea, após o surgimento da tecnologia, da gravação de histórias através de fitas VHS, CD, DVD ou de textos impressos que apresentam imagens, fotos e/ou traduções para o português. O registro da literatura surda começou a ser possível principalmente a partir do reconhecimento das LIBRAS e do desenvolvimento tecnológico, que possibilitaram formas visuais de registro dos sinais.No convívio social e escolar, os sujeitos interagem com base na imagem que fazem de si e do outro. Esta imagem, que se faz das pessoas e mesmo das coisas, não se processa em um vácuo cultural, mas em uma sociedade, com suas tradições, influências históricas e condicionamentos econômicos.
Os professores comprometidos com a proposta da inclusão deve acreditar no potencial desses alunos, no seu desempenho para que os mesmos sintam-se úteis na sociedade.
No trabalho com surdo é importante o professor fazer uso de recursos visuais, mas não podemos deixar de salientar que devemos te cuidado com as imagens um exemplo disso é imagem desenhadas, animadas. Um sugestão para iniciar o trabalho seria mostrar fotos reais, e até mesmo o próprio elemento de estudo, e só ai desenvolver atividades com os desenhos. Sempre fazendo relação da imagem inaminadas com a real.
Ex:
Tipos de Atividades:
Dinâmica de Afetividade:
MATERIAIS:
- Fichas com desenhos dos sinais;
- 1 Cartaz em EVA com o desenho de um corpo de frente;
- 1 Cartaz em EVA com o desenho de corpo de lado e flechas apontando para frente do corpo.
PROCEDIMENTOS:
Fichas com desenho dos sinais e palavra correspondente escrita embaixo.
Proposta da atividade :Dessa forma os alunos aprendem o significado de ponto de articulação, treinam a produção e compreensão do alfabeto manual e aprendem verbos de ações do dia-a-dia.
Dança e Música
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é possível trabalhar com música com deficientes auditivos sendo eles capazes de responder a ela através da dança e da expressão corporal. De forma adequada a cada ritmo e de maneira intensa e alegre.
Materiais:
- Aparelho de Som
- DVD
Proposta da Atividade:
O trabalho com a música pode ter dois objetivos: a música por si só ou ainda fins terapêuticos enriquecimento do vocabulário, melhoria
...