O papel do gerente de RH
Projeto de pesquisa: O papel do gerente de RH. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rhana2014 • 6/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.084 Palavras (5 Páginas) • 460 Visualizações
Introdução
O objetivo deste trabalho é fazer análise do artigo A Angustia da Vida Executiva”, dentro deste tema abordaremos a evolução da sobrecarga de trabalho na vida dos executivos, apresentaremos tentativas de melhoria de qualidade de vida neste ambiente estressante que vem acarretando o aumento de casos de doenças relativas ao trabalho nesta área.
Utilizaremos como base os livros disponibilizados este semestre pelo curso de Recursos Humanos, além da utilização de artigos da internet disponibilizados e que possamos enriquecer o trabalho.
Para nos ambientarmos com o tema, temos que entender como chegamos até aqui, e podemos dizer que modo de produção capitalista associado a globalização casou um grande explosão de concorrência entre empresas, tornando este ambiente severamente voraz, uma pequena falha hoje pode proporcionar o fim ou declínio da empresa.
E o artigo trata dessa degradação da vida humana, os executivos trabalha cerca de 14 horas diárias, sem tempo para vida familiar, cerca de 85% consideram –se infelizes no trabalho, é um número bastante expressivo e vem acompanhados de vários problemas.
Segundo Chiavenato(2010, p. 40)” ... torna –se necessário criar novas formas de organização que possam ser baseadas em valores , produtividade eficiente e produção de bens de qualidade sem destruir o meio ambiente , degradar a vida humana ou desfigurar culturas de minorias”. E além de criar as novas formas de organização também readequar o papel das gestores de pessoas neste novo contexto global, “pensar na interação humana na organização, reconhecendo o que é uno e múltiplo no ser humano.”
O papel de Gestor de Recursos humanos é uma espécie de negociador ou mediador, que visa melhorar a relação entre empresa-empregado, satisfazendo na medida do possível as partes relacionadas.
A cultura Organizacional é baseada nos valores da empresa, e tem como caraterística a orientação aos resultados, que consiste basicamente na atenção dispensada ao emprego de técnica s e processos para o alcance das metas. Pelo que vimos no artigo as empresas de um modo geral vem exigindo mais e mais de funcionários, trazendo um desgaste mais que natural destes trabalhadores e influenciando no comportamento destes.
O estudo do comportamento individual e das dinâmicas de grupos nas organizações é que chamamos de comportamento organizacional, ” ... está relacionado com aspecto comportamentais , interpessoais , psicossociais , interligados ao ambiente de trabalho” .
O clima Organizacional também é afetado por este movimento intenso de trabalho, tornando o clima ruim ou maléfico, trazendo consigo uma rotatividade maior, o aumento de conflitos interpessoais, discutiremos mais sobre estes dados mais à frente.
Desenvolvimento
O trabalho é determinante da identidade do indivíduo, para Bock; Furtado; Teixeira “o trabalho e consciência de nossa capacidade de transformar a natureza em nosso proveito são eventos concomitantes e que se apoiam mutuamente para o desenvolvimento da humanidade”. Essa identidade pode proporcionar ao homem a percepção de sua singularidade, dentro um grupo.
Na atualidade diante de todas as transformações nos modos de produção, organização de trabalho e a própria globalizando causou um efeito mais impactante no trabalho, trabalhar não é mais importante, ser o melhor sim. E para alcançar tal patamar tem se abdicado cada vez de outras necessidades também fundamentais ao alcance da satisfação e realização do homem.
É preciso criar novas formas de tratamento na relações de trabalho e com homem que o desenvolve. O que fica bem claro no artigo analisado é que isso não está acontecendo, o que vem trazendo infelicidade e mal estar nos executivos, além de ser prejudicial também a saúde. “É inevitável associar o quadro de infelicidade ao ritmo global de trabalho”, esta frase retirada deste objeto de análise, resume o resultado da pesquisa.
A carga de trabalho é dividida em carga física e mental, e no caso destes executivos que passa mais de 14 horas trabalhando em ritmo acelerado a fadiga é em ambas partes. Não há descanso devido à preocupação com dados, resultados, metas , assim interferem em suas vidas pessoas atrapalhando a vida familiar, causando estresse e, depressão, irritabilidade, que podem tornar-se patologias.
O Gestor de
...