O parágrafo como unidade de composição
Por: Gabrielc986a • 6/8/2022 • Trabalho acadêmico • 663 Palavras (3 Páginas) • 58 Visualizações
FICHAMENTO DE LEITURA DE TEXTO
Qualidades do parágrafo e da frase. In. Garcia Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna: aprender a escrever, aprendendo a pensar. 27 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010. (p267 -299)
Titulo | Ideia principal | página | Comentários |
4.0 Qualidades do parágrafo e da frase em geral | As principais qualidades do parágrafo e da frase ou de uma composição inteira conforme Garcia (2010) são: “correção, clareza, concisão, propriedade, coerência e ênfase”. Garcia (2010) dará mais importância à ordenação, ao entrosamento e ao realce das ideias dentro do parágrafo: “unidade, coerência e ênfase” | p. 267 | Garcia (2010) trata das principais qualidades de uma composição textual, especialmente, a unidade, a coerência e a ênfase. Caro aluno, continue lendo o texto tópico por tópico e organizando as principais ideias do autor e deixando seus comentários nesta ficha de leitura. |
4.1 Unidade, coerência e ênfase | Unidade- Apenas uma única ideia predominante Coerência- Relações nos casos, de consequência entre ideias secundárias e as predominantes. Ênfase- A ideia predominante ela não apenas apareceu na firma de reação, mas também se colocou em posição de relevo por aparecer no fim do próximo parágrafo. | p.137 | Fala de uma comparação da unidade e da coerência de ênfase |
4.2 Como conseguir unidade 4.2.1 Use, sempre que possível, tópico frasal explícito 4.2.2 Evite por menores impertinentes, acumulações e redundâncias | o tópico frasal não precisa vir obrigatoriamente no início do parágrafo. A presença dos personagens colocado no texto em sua maioria são dispensáveis, porque em nada se forçam a esclarecer a ideia do período. Extraindo as ideias centrais dos teatros pode-se obter uma nova estrutura. Organizando as ideias centrais do texto podemos usar comentários e destacar no texto. Fragmentando a ideia núcleo pode perder a noção de unidade. Colocando duas palavras na frase constitui em um dos processos mais comuns e eficazes para dá relevo as ideias, a ideia predominante não aparece apenas na forma de oração principal. A uma inversão quando qualquer termo estar fora da ordem direta, fora da sua posição. A graduação, recursos de ênfase, quanto propriedade de coerência e as ideias de ordem crescente Se a repetição constante da pobreza de vocabulário ou de falta de imaginação para criar a estrutura da frase pode ser censurado. Quando resulta de discursos ou de ignorância dos vocabulários sentindo duas palavras, o pleonasmo constitui como efeito abominável. A interrupção da ordem lógica, como decorrência de um desvio rumo ao raciocínio. Interromper basicamente a frase deixando assim suspenso com o propósito de chamar atenção. O parêntese de correção permite que se aplique no meio de uma frase uma ideia nova. O paralelismo rítmico sintático constitui para a ênfase no texto. A coerência constitui em ordenar e intervi as ideias de forma e maneira clara e lógica e de acordo com o plano definido. No gênero narrativo adota normalmente a ordem de sucessão dos fatos. Não deve assim relatar antes o que ocorreu depois. Nas descrições é sempre aconselhável e em certos casos, seguir a ordem em que o objeto é observado. Nas dissertações, nas explanações didáticas, na exposição em geral é importantíssima a ordenação lógica das ideias. Importante cuidar também de transição entre as ideias de conexão entre elas, podendo assim integrai-las. A uns e outros quebrados na designação de partículas de transmissão e palavras de referência. | p.138-139 p.139 p.140 p.141 p.145 p.146 p.147 p.148-149 | Trata-se de como conseguir unidades e ideias predominantes para os teatros Trata de uma maneira de buscar ordem e clareza lógica. |
...