O que cada ANEXO da ICAO significa para a segurança aérea bem como exemplos básicos
Por: aasilvado • 13/9/2021 • Trabalho acadêmico • 761 Palavras (4 Páginas) • 272 Visualizações
Dentro dos 19 anexos existentes, o que cada um significa para a segurança? Coloque exemplos nos anexos que direcionam e exemplifiquem o diretamente na segurança aérea mundial.
Atualmente, os 19 anexos da ICAO que tratam dos assuntos ligados à aviação, são:
1- Licenciamento de pessoal – Trata das normas para autorizações e licenças de pessoal qualificado.
Ex.: normatiza sobre licenças e habilitações de pilotos, comissários, mecânicos e outros;
2- Regras do ar – Trata das necessidades de regras voltadas a procedimentos aéreos operados por empresas aéreas comerciais.
Ex.: Critérios para a realização de voos visuais ou por instrumentos e suas particularidades;
3- Serviço Meteorológico para Navegação Aérea Internacional - Trata da operacionalidade meteorológica, procedimentos e divulgações unificadas que priorizem a segurança internacional.
Ex.: Critérios para confecção de Metar, TAF, SIGWX e outros;
4- Gráficos aeronáuticos – Trata da forma de exposição e divulgação dos gráficos pertinentes a operacionalidade aérea internacional.
Ex.: padroniza o formato de como se confeccionar uma carta de rota ou uma carta de aproximação por instrumentos.
5- Unidades de medida a serem usadas em operações aéreas e terrestres – Trata da Identificação e transmissão das unidades de medida a serem usadas em operações aéreas e terrestres voltadas para o segmento aeronáutico (Km/H, FT, NM, FT, Kts etc...).
Ex.: quais tipos de nomenclaturas poderão ser utilizadas no abastecimento de aeronaves.
6- Operação de aeronave - Trata dos procedimentos relacionados a operacionalidade das aeronaves unificando formatos padrões para a indústria e para os operadores.
Ex.: pré requisitos para sobrevoo em águas internacionais.
7- Marcas de nacionalidade e registro de aeronaves - Trata da regulação e da organização mundial dos registros de aeronaves através das respectivas matrículas e afins. Ex.: iniciais que cada país deverá utilizar na pintura de sua matrícula no sentido de identificar sua nacionalidade. No Brasil: PP / PT / PR / PS / PU.
8- Aeronavegabilidade da aeronave – Trata dos equipamentos e serviços mínimos para operação de uma aeronave de acordo com sua utilização.
Ex.: equipamentos necessários que uma aeronave de pulverização deve conter.
9- Facilitação – Trata da padronização sobre serviços a serem prestados pelas companhias aéreas no âmbito internacional.
Ex.: quais informações devem conter um bilhete de passagem ou qual o procedimento para o atendimento de pessoas com necessidades especiais.
10- Telecomunicações aeronáuticas - Trata da padronização e unificação dos serviços de telecomunicações aeronáuticas.
Ex.: estabelece que o alfabético fonético e que a língua inglesa são utilizados com padrão no mundo todo.
11- Serviços de tráfego aéreo – Trata dos serviços de tráfego aéreo ao redor do globo. Ex.: Quando e como utilizar um chamado de urgência deve ser feito por parte dos pilotos (pan pan pan) e como o ATC deverá recepcionar essa chamada.
12- Busca e resgate - Trata dos procedimentos relacionados a Busca e Resgate,
...