O que é ciencia?
Por: dididrigues • 2/9/2017 • Resenha • 423 Palavras (2 Páginas) • 137 Visualizações
O termo ciência é genérico quando se refere aos mais diversos saberes do ser humano. Contudo, essa diversidade de conhecimentos são separadas e classificadas de acordo com sua especialidade e ou campo de conhecimento.
A ciência está ao alcance de todos, é possível que alguém saiba algo sem nunca ter estudado para tal apropriação, também é possível se fazer descobertas sobre pesquisas e estudos realizados. Observando esses dois modos de alcance da ciência, podemos perceber uma diferença. Diferença essa não muito grande segundo o Autor Carlos lozango que em sua obra: “ O que é ciência” deixa claro que, a dissemelhança entre os dois modos de saber se dá a partir da obtenção desse conhecimento, de sua justificação e também de sua forma de ser transmitido.
Classificamos esses dois modos de saber em conhecimento cientifico e conhecimento do senso comum. O conhecimento comum é obtido num modo comum e espontâneo de assimilar as informações e os conhecimentos que serão uteis no cotidiano. O conhecimento através do senso comum é uma herança cultural que tem a função de orientar a sobrevivência humana em diversos aspectos. No processo de obtenção de conhecimento não há criticas em relação a sua origem e como se chegou a esse nível de saber. Por exemplo, se é passado aos indivíduos que se alguém entrar em contato com um cabo de alta tensão, morre. Ou se atingir um objeto de cristal com golpe forte, quebra. O que se se retém dessa transmissão de conhecimento é apenas, “não devo pegar para não morrer e não devo bater para não quebrar. “ Já em sua vez, o conhecimento cientifico ele é critico, organizado, prognostico e generalizado; O conhecimento cientifico procura bases solidas, justificações claras e exatas, com isso, submetido a vários testes, analises e controles que garantam pelo menos uma aproximação de informações verdadeiras e justificadas. Por exemplo, “O cristal do copo é constituído por pequenas partículas, ligadas por forças muito fracas. É suficiente um golpe forte para eliminar essa ligação e decompor o copo em pedaços. (O QUE É CIENCIA; Lungarzo, Carlos- Pp 10)”
Ainda falando sobre conhecimento, vemos que cada saber segue seu ramo. Há ciências que agrupadas fazem parte de uma determinada área de conhecimento. Diante dessa extensiva divisão, existem as ciências factuais e abstratas. Definimos as ciências factuais como ciência que tem como objeto de estudo fatos e fenômenos ou situações reis. E as abstratas lidam com coisas que não são concretas e trabalham sobre a forma do conhecimento e não sobre o conteúdo.
...