O que é esse imóvel?
Tese: O que é esse imóvel?. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 8490 • 10/1/2014 • Tese • 1.269 Palavras (6 Páginas) • 176 Visualizações
Oque é uma imobiliária?
É uma empresa que trabalha com vendas, locaçoes e administração de imóveis
Hoje em dia, a compra de uma casa não é mais uma ação voltada apenas para quem vai se casar, mas também é um investimento. Por isso, pode ser uma boa ideia montar uma imobiliária, um empreendimento bem lucrativo devido à clientela sempre crescente e ao bom momento do mercado imobiliário no Brasil. Em grandes cidades não é fácil comprar uma casa ou encontrar um imóvel para alugar. Assim, contratar uma imobiliária é uma forma prática de não ter que sair você mesmo para fazer a busca, pagando apenas a comissão ao funcionário.
A maioria dos proprietários de imóveis também não possui interesse em fazer eles mesmos a procura, contratação e cobrança dos valores e por isso, contratar uma imobiliária sempre acaba sendo a melhor opção. Tal empresa funciona como intermediária na transação de compra e aluguel de um empreendimento, lucrando por seus serviços com base em comissão pelo valor do imóvel. Ou seja, quanto mais caro for o valor do imóvel, mais lucrativo será o seu dia de trabalho. Não é à toa que em menos de dez anos, algumas cidades viram surgir mais de vinte novas imobiliárias, um curto prazo de tempo para um grande crescimento apenas neste setor.
Como montar uma imobiliária
Depois de montar seu plano de negócios, o passo seguinte é cuidar da estrutura de sua imobiliária. Você vai precisar ter um escritório, se possível próximo à área em que vai atuar. A localização aqui é apenas importante para quem quer entrar no ramo já com a facilidade de estar próximo dos locais onde pretende atuar. Assim, você poderá sempre estar em contato como novos interessados em vender e alugar casas, e assim ir aumentando a clientela.
A estrutura é bem simples e por isso, de baixo custo, contando com uma mesa de escritório, cadeiras para você e seus visitantes, computador com acesso a Internet, um arquivo para contatos, podendo este ser feito em uma estante fechada, impressora, telefone fixo e celular, o mais importante para um corretor, pois volta e meia é preciso mostrar um imóvel e com isso, você estará fora de seu escritório.
Os custos para a montagem do escritório são baixos, em média R$ 2 mil em estrutura, já incluindo os dois primeiros meses de aluguel. Uma alternativa é trabalhar em casa para baratear os custos, caso esteja montando uma imobiliária de baixo porte e para atingir bairros de classe média e média baixa. Não há problema em montar um escritório em casa, desde que organize a sua vida pessoal para não afetar o atendimento dos seus clientes e tenha um espaço reservado para receber as pessoas. É uma forma de manter
os seus clientes bem atendidos e economizar com a montagem da estrutura para uma imobiliária, mas precisa saber dosar para dar certo.
O que é preciso ter para montar uma imobiliária
Se você atuará como corretor no setor imobiliário, saiba que trabalhar com vendas requer um pouco de dinamismo, criatividade e simpatia. Vender uma casa ou alugar um imóvel requer bastante desenvoltura e por isso, precisa ter uma boa dinâmica de fala para conversar com os clientes. O profissional do setor, chamado de corretor, precisa entender que o produto que comercializa não é barato e significa um investimento para o futuro. Por isso, o comprador precisa estar certo do que está comprando e a venda pode demorar um pouco. Assim, é preciso entrar em contato, mostrar-se atencioso com seu cliente para concretizar o negócio e conquistar o cliente, que provavelmente o indicará para vendas posteriores.
Documentos necessários para montar uma imobiliária
Para abrir uma imobiliária é preciso ter uma documentação bem específica. É preciso ter conhecimento em vendas, segundo grau completo ou possuir título de Técnico em Transações Imobiliárias, inscrito no Conselho Regional de Corretores de Imóveis da jurisdição. Isso foi determinado pela LEI Nº6.530, de 12 de maio de 1978, regulamentada pelo Decreto Nº81.871, de 29 de junho de 1978. Por isso, grandes imobiliárias investem em cursos para formar seus novos profissionais que atuarão junto à carta de clientes. Também é preciso que os donos, sócios, gerentes ou diretores de uma imobiliária tenham a documentação de uma firma simples, com abertura de CNPJ e também sejam individualmente inscritos no Conselho Regional de Corretores de Imóveis. É preciso ainda que o número da inscrição do Corretor de Imóveis, ou da pessoa jurídica, esteja em toda publicidade relacionada à empresa, bem como ter uma escritura de que ela é uma imobiliária, para que isso fique claro ao cliente. Além de cuidar da abertura da empresa, é preciso estar devidamente cadastrado no Conselho Regional de Imobiliárias e ter os habituais registros
...