TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é o desenvolvimento sustentável?

Relatório de pesquisa: O que é o desenvolvimento sustentável?. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  10.273 Palavras (42 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 42

O IDH é então calculado pela média das três dimensões. São considerados países com alto desenvolvimento humano aqueles que apresentam IDH > 0,8. Os países com 0,799 < IDH < 0,5 são considerados países de desenvolvimento intermediário. Aqueles com IDH < 0,5 são considerados de baixo desenvolvimento humano.

Como exemplo, mostra-se o cálculo do IDH para a Turquia para o ano de 2005.

1) Calculando o índice de expectativa de vida.

Para a Turquia, a expectativa de vida em 2005 era de 71,4 anos:

2) Calculando o índice de educação.

Na Turquia, em 2005, a taxa de alfabetização de adultos era de 87,4% e a porcentagem da população recebendo educação primária, secundária e terciária era de 68,7%.

3) Calculando o índice do PIB per capita.

O PIB per capita da Turquia em 2005 foi de US$ 8.047 por habitante.

4) Calculando o IDH.

Para maiores informações sobre o IDH veja:

http://hdr.undp.org/en/reports/global/hdr2000/

Com o IDH foram incluídos fatores sociais no cálculo da medida de desenvolvimento, mas para avaliar se este desenvolvimento seria sustentável, ainda falta um fator essencial a ser considerado: o meio ambiente.

2. O que é desenvolvimento sustentável

Sustentabilidade

No dicionário, a sustentabilidade simplesmente implica que uma determinada atividade ou ação seja susceptível de ser sustentada (ou seja, de continuar indefinidamente). Pensando no meio ambiente, esta definição não é particularmente útil uma vez que muitas práticas altamente nocivas podem ser mantidas por longos períodos de tempo, além do tempo da vida humana individual.

A emergência nas décadas de 80 e 90 para as questões ambientais de alcance global, como o empobrecimento da camada do ozônio e as alterações climáticas, chamou a atenção para o acentuado aumento na taxa e na amplitude das mudanças no ambiente forjadas pela expansão da economia global.

Talvez a mais conhecida definição de sustentabilidade venha do relatório Brundtland de 1987. Os autores definem desenvolvimento sustentável como

“...o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades”.

O desafio do desenvolvimento sustentável

O grande desafio deste século é o de alcançar a situação denominada de desenvolvimento sustentável. Isto implica em compreender que a sociedade e a economia estão inseridas no meio ambiente. A natureza fornece materiais e energia e, quando estes são abundantes, a economia cresce, o conhecimento e as aspirações dos seres humanos aumentam. Se o meio ambiente for explorado a uma velocidade superior àquela que o planeta tem condições de repor, os valores, projetos e aspirações tendem a desacelerar. Somente quando dispõe de fontes de energia ricas e novas é que a humanidade está livre para realizar seus desejos individuais.

Ao longo do tempo, os seres humanos têm modificado a capacidade de carga do meio ambiente. Pesquisadores têm desenvolvido métodos para estimar o impacto ambiental das populações com relação ao uso de recursos per capita, como por exemplo, a Identidade de Ehrlich:

Poluição = Habitantes x Produção econômica x Poluição

Área área habitantes Produção econômica

Que pode ser reescrita na forma:

I = P x A x T

onde:

I é o impacto sobre o ambiente resultante do consumo

P é a população que ocupa uma determinada área

A é o consumo per capita (riqueza)

T é o fator tecnológico

Quanto menor o impacto de uma população sobre uma área, maior seria a sua sustentabilidade. A tabela 2.1 mostra a variação da população do Brasil, juntamente com a variação do PIB e da emissão de gases de efeito estufa (ECO2) para o intervalo de 1990-2000. Uma terceira coluna mostra uma projeção para o ano de 2025, considerando que o padrão de variação se mantenha o mesmo no futuro.

Tab. 2.1. Dados de população, econômicos e de emissão de gás de efeito estufa.

Área

(106 km2)

População

(108 Hab) PIB

(1012 US$)

ECO2

(1014 CO2 equiv.)

1990 2000 2025* 1990 2000 2025* 1990 2000 2025*

Brasil 8,5 1,50 1,70 2,40 0,435 0,610 1,220 5,17 6,90 12,10

PIB – produto interno bruto.

ECO2 – unidade de CO2 equivalente da emissão de gás de efeito estufa.

* projeção

Utilizando-se a igualdade de Ehrlich observa-se que, no exemplo tomado, a população por área aumenta, o PIB per capita também aumenta, mas a tecnologia apresenta melhora, já que há uma diminuição da emissão de dióxido de carbono ao longo dos anos (Tab. 2.2.).

Tab. 2.2. Termos da equação de Ehrlich

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com