O que é o planejamento? E quais tipos
Tese: O que é o planejamento? E quais tipos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silmel • 20/3/2014 • Tese • 1.786 Palavras (8 Páginas) • 633 Visualizações
O que é planejamento? E quais os tipos.
Na nossa vida tudo tem que ser planejado.
Na verdade planejamento lida com o futuro, ninguém deve agir na base da improvisação, depender da sorte ou do acaso. Principalmente uma empresa, onde tudo deve ser cuidadosamente planejado. O planejamento serve de base para as demais funções na parte administrativa. Tudo começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-lo com eficiência e eficácia.
Planejamento se define onde queremos chegar, como e quando queremos chegar.
O fato de lidar com o futuro não faz do planejamento uma forma de adivinhar, mas reconhecer ,que como as ações presentes refletem necessariamente antecipações e presunções sobre o futuro,que devem ser feitas explicitamente e não subjetivamente para afastar qualquer sombra de dúvidas .Ou seja combatendo os problemas conforme eles vão aparecendo. O planejamento deve ser contínuo e dinâmico.
O planejamento é retornar, reconsiderar. É revisar o que já foi feito e o que existe analisar com cuidado, examinar com atenção, é antecipar as ações, traçar objetivos estabelecer estratégias. Definir prazos e responsabilidades. É prever recursos humanos e materiais. Planejar é um posicionamento consciente e político, traçar percurso e antecipar o sucesso. Refletir de forma articulada, crítica e rigorosa é filosofar.
Sendo assim planejar é dinamizar a forma de trabalho para aperfeiçoar tempo e recurso para ter um Norte, para saber por onde andar, para não desperdiçar energia e acertar o alvo saber tomar decisões.
.tipos de planejamento.
Há três tipos de planejamentos:
• Planejamento estratégico: é o mais amplo e abrangente e envolvente e abrange toda a organização como um sistema único e aberto (é em longo prazo).
Quando você não sabe o que quer e nem pra onde quer chegar dificilmente se chega á algum lugar. Com o planejamento estratégico conseguimos traçar um rumo onde queremos chegar é claro que dentro da realidade objetiva.
Planos são aquilo que colocamos no papel. Estratégia são as medidas, as ações que devemos tomar de forma racional analisando os fatores.
Primeiro passo:
Analisar o ambiente interno: que é o conjunto de atores que influenciam diretamente na organização. Olhar recursos, pessoas, regras, o que de melhor nós temos. Para avaliar os pontos fracos e fortes.
Segundo passo:
Analisar o ambiente externo: que é o conjunto de atores que influenciam direto e indiretamente a organização, quem são os autores, pessoas organização ou fato que se relacionam por meio externo.
Com analise externa descobrimos ameaças e oportunidades, e descobrimos o que pode afetar direto ou indiretamente tendo sabedoria de lutar contra.
• Planejamento tático: é o planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização.
Integra a estrutura da organização para fazer frente aos desafios estratégicos estabelecidos. É importante ressaltar a temporalidade deste processo, ele não é em longo prazo, mas deve ir alem do dia á dia tendo uma visão á médio prazo e é necessário analisar a organização como um todo estabelecendo planos para alcançar objetivos estratégicos.
O planejamento tático da segurança empresarial, e tem por objetivo a realização de um estudo prático de análise de riscos corporativos. Nele comparam-se os custos versus os benefícios sempre integrando os meios organizacionais com a reformulação ou criação de normas e procedimentos. Tem como foco em unidades ou departamentos que definem objetivos e é voltado ás atividades internas da organização.
• Planejamento operacional: é o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular. É adotar rotinas e procedimentos de trabalho adequados (execução) onde o planejamento se torna realidade. Onde cada indivíduo tem que executar uma rotina estabelecida e seus procedimentos para a padronização, para ter estabilidade na produção e tudo funcione bem. O plano de ação seve para colocar em prática tudo o que foi planejado, ou seja, executar.
• Toda empresa tem que ter essa estrutura.
1. Planejamento estratégico (presidente, sócio e diretores).
2. Planejamento tático (administradores, gerentes e coordenadores).
3. Plano de ação (técnico executor)
Estratégico
Tático
Operacional
CONCEITOS DE AUTORES SOBRE PLANEJAMENTO.
Conforme já foi mencionado, o momento de planejar é muito importante tendo em vista permitir a fixação de trabalho e evolução de uma organização.
• Peter Drucker(1977), em seu livro introdução á administração em um de seus capítulos define o que é planejamento.Planejamento não é uma caixa mágica nem um amontoado de técnicas ,não é previsão,não opera como decisões futuras, não é uma tentativa de evitar riscos .
De acordo com o conceito defendido por Peter Drucker, existem dois critérios que são indispensáveis para o bom funcionamento das organizações ' a eficacia e a eficiência.
• Fischmann e Almeida (1990) definem planejamento de uma forma mais técnica, lançando algumas questões como: qual a nossa missão? Quais são nossos objetivos? Resumindo, onde , quando , com quem e como a empresa realizará seus negócios?
• Cunha (1998:10) apresenta uma definição bastante similar a de Fischmann e Almeida, ele diz que planejamento consiste na análise sistemática nos pontos fortes e fracos de uma empresa.
• Segundo Magda Ott (apud Vascocellos, 2006) pode apontar três grandes concepções de planejamento, que se manifestam em diferentes momentos, quer que sejam: planejamento como principio pratico, sendo o planejamento estabelecido como roteiro, planejamento instrumental/normativo, o foco está na formalização dos planos e as especificação de todos os componentes mensuráveis e planejamento participativo, esta forma de planejar esta ligada á ideia de transformação e visa à participação integral de todos, através do dialogo.
• Segundo Vascocellos (2006) o termo
...