O que é teologia
Resenha: O que é teologia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tatiellysoares • 1/10/2013 • Resenha • 403 Palavras (2 Páginas) • 284 Visualizações
PUC GOÍAS
Aluna: Tatielly Soares
Texto Um da apostila: O que é teologia:
- Explicar o que é teologia e quais os modelos de teologias apresentadas no texto
A Teologia e o estudo sobre Deus, e influenciada pelas religiões ,ela não e uma religião,seus modelos são a Teologia Budista, a Teologia Islâmica, a Teologia Católica, a Teologia Mórmon, a Teologia Evangélica ou Pentecostal, a Teologia Hindu e outras.
- Quais os aspectos que as teologia da libertação e a teologia da esperança acentuam?
- Teologia da Libertação é uma corrente teológica que engloba diversas teologias cristãs desenvolvidas no Terceiro Mundo ou nas periferias pobres do Primeiro Mundo a partir dos anos 1970 do século XX, baseadas na opção pelos pobres contra a pobreza e pela sua libertação. Desenvolveu-se inicialmente na América Latina. A situação de pobreza é denunciada como pecado estrutural e esta teologia propõe o engajamento político dos cristãos na construção de uma sociedade mais justa e solidária, cujo projeto identifica-se com ideais da esquerda. Uma característica da Teologia da Libertação é considerar o pobre, não um objeto de caridade, mas sujeito de sua própria libertação.
- Teologia da Esperança, fundada por Jürgen Moltmann, teólogo presbiteriano, alemão. Essa Teologia nasce num momento em que havia grandes transformações no mundo Ocidental, tais como: na Igreja Católica, o Concílio do Vaticano II (1962-1965) propôs a atualização de sua missão, da sua liturgia e dos fundamentos teológicos; nos EUA, os movimentos pelos direitos civis ganhavam força com a atuação de Martin Luther King, líder negro, político, religioso Batista, contra o apartheid; em Cuba, jovens guerrilheiros tomavam o poder de Batista, para despertar a esperança dos pobres no continente latino americano.
- segundo frei Beto, quando (em que época) surgiu a religião e qual foi sua função ao ser criada?
As religiões surgiram no período neolítico, quando o ser humano, até então nômade e coletor, fixou-se na atividade agrícola, tornando-se sedentário. Seu ponto axial foi o século VII a.C. Nele nasceram e/ou viveram Buda (600), Lao-Tsé (604) Zaratustra (660) e os profetas Jeremias e Daniel. A religião, como instituição, surge naquela época. Antes, predominava a cosmovisão tribal, comunitária, voltada a aplacar a ira dos deuses e obter proteção diante das catástrofes naturais, sem individuação do sujeito frente à divindade. Só a partir do século VII a.C. o ser humano passa a ter consciência de sua relação pessoal com Deus.
-
...