O sistema de gestão de resíduos de cuidados de saúde
Artigo: O sistema de gestão de resíduos de cuidados de saúde. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tabataariadne • 16/2/2015 • Artigo • 576 Palavras (3 Páginas) • 242 Visualizações
Introdução:
O técnico em química de ser um profissional com amplos conhecimentos; específicos e de gestão, inclusive de normas, resoluções e leis.
Neste informe daremos uma breve explicação da Resolução 283/2001 do Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente. Que dispõe sobre o tratamento e a destinação final dos resíduos dos serviços de saúde.
Essa resolução é complexa e para conhece-lá na integra você deve consultar o site www.mma.gov.br
O que vem a ser Gestão de recursos Ambientais:
Considerando a necessidade de aprimoramento, atualização e complementação dos procedimentos relativos ao tratamento e destinação final dos resíduos dos serviços de saúde, com vista a preservar a saúde publica e a qualidade do meio ambiente; é necessário adotar procedimentos de gestão; tratar corretamente e o descarte adequado dos resíduos nos locais de geração, visando ações preventivas, pois são menos onerosas e minimizam danos à saúde publica e ao meio ambiente.
Resíduos:
Define-se; O que resta de qualquer substância. Logo resíduos de serviços de saúde são restos das substâncias provenientes de unidades que execute atividades de natureza medico assistencial humana ou animal; centros de pesquisa na área de farmacologia e saúde, medicamentos e imunoterápicos vencidos ou deteriorados, necrotérios, funerários e barreiras sanitárias.
Plano de Gerenciamento de resíduos de serviços da saúde:
É o documento integrante do processo de licenciamento ambiental, com o principio da não geração ou minimização da geração de resíduos e seu manejo, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte e descarte final. Deve ser elaborado pelo gerador dos resíduos.
Integrando:
Sistema de Tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde: conjunto de unidades processos e procedimentos que alteram as características físicas, físico-químicas, químicas ou biológicas dos resíduos e conduzem à qualidade do meio ambiente.
Sistema de Destinação Final de Resíduos: conjunto de unidades, processos e procedimentos que visam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos em harmonia com as exigências dos órgãos ambientais competentes.
Classificação dos Resíduos:
Os resíduos são classificados em grupos de acordo com suas características e riscos que apresentam á saúde e ao meio ambiente.
Grupo A:
Resíduos biológicos;
- vacinas vencidas ou inutilizadas.
- filtros de ar e gases aspirados da área contaminada, membrana filtrante de equipamentos medico hospitalar.
(veja relação completa na resolução 283/2001 CONAMA).
Grupo B:
Resíduos que apresentam riscos devido a suas características físicas, químicas e físico - químicas;
- drogas quimioterápicas e outros produtos que
Possam causar mutagenicidade e genotoxidade e os materiais por ela contaminados.
- medicamentos vencidos, antimicrobianos e hormônios sintéticos.
(veja relação completa na resolução 283/2001 CONAMA).
Grupo
...