O surgimento do empreendedorismo
Projeto de pesquisa: O surgimento do empreendedorismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: niu18 • 21/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.142 Palavras (5 Páginas) • 179 Visualizações
Empreendedorismo
1.1 A origem
A palavra empreendedorismo vem do francês “entrepreneur” que significa aquele que assume riscos e começa de novo.
1.2 O surgimento do Empreendedorismo:
O empreendedorismo refere-se ao processo de “criar alguma coisa diferente pela dedicação do tempo e esforço necessário, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais, recebendo as recompensas na foram de satisfação monetária e pessoal” ou seja, o surgimento de novos negócios bem como a ampliação de outros. Um novo empreendimento surgirá das demandas de oportunidades e necessidades ocasionais, existem também o surgimento através das funções de habilidades, conhecimentos técnicos ou de contatos dos vários ramos de atividades.
O empreender normalmente é concretizado por quatro formas;
1º Montagem de um empreendimento;
2º Compra de uma empresa em funcionamento;
3º Inclusão de sociedade em um novo empreendimento;
4º Iniciação de sociedade em um empreendimento já em funcionamento.
1º Montagem de um empreendimento:
É quando um empreendedor possui uma ideia e resolve implementa-la.
2º Compra de uma empresa em funcionamento:
É quando um empreendedor resolve adquirir uma empresa já em funcionamento
3º Inclusão de sociedade em um novo empreendimento:
É quando o empreendedor possui a ideia, mas não possui recursos financeiros para aplicar, então ele procura alguma pessoa que possua esses recursos.
4º Iniciação de sociedade em um empreendimento já em funcionamento:
Nesse caso existem varias formas, onde o empreendedor poderá ter conhecimento do ramo de atividade da empresa e procurar uma para entrar em sociedade, ou alguma empresa está precisando capitalizar e procura alguém com disponibilidade financeira para ingressar na sociedade ou a empresa quer ampliar ou modificar seu ramo de atuação e convida um empreendedor para fazer parte dessa sociedade.
1.3 O empreendedor
Empreendedor é a energia da economia e não somente o fundador de novas empresas ou construtor de novos negócios é aquele que tem o desejo de realizar, executar e fazer a diferença em uma empresa. Empreendedores são pessoas que possuem um intenso desejo de realização e que a combinação entre a necessidade de realização e as características comportamentais são fundamentais para a formação do perfil de um empreendedor.
As principais características de um empreendedor são:
1 – Senso de oportunidade: sabem explorar aso máximo as oportunidades, as boas ideias são geradas daquilo que todos veem, mas que não identificaram algo pratico para transforma los em oportunidade por meios de informações e dados.
2 – Visionários: são aqueles que visam o futuro e colocam em pratica para alcança lo.
3 – Dominância: é aquele que sempre tem o domínio da situação, tanto interna quanto externa do seu negocio, como conhece bem seu empreendimento, não sente receio em tomar decisões.
4 – Agressividade e energia para realizar: são determinados e dinâmicos, implementam ações com total comprometimento, atropelam adversidades ultrapassando obstáculos, com imensa vontade de fazer acontecer, por serem sempre dinâmicos não se conformam com a rotina.
5 – Autoconfiança: são aqueles que sabem tomar decisões e não se sentem inseguros, tomam decisões certas nas horas certas principalmente no momento da adversidade.
6 – Otimismo: são aqueles apaixonados pelo que fazem, adoram o trabalho que realizam e isso é o principal combustível que o deixam autodeterminados, tornando eles os melhores vendedores de seus produtos, fazendo assim com que sempre visualizem o sucesso e jamais o fracasso.
7 – Dinamismo: são aqueles que possuem conhecimento e que sempre procuram aprender, pois quanto maior for o domínio do negocio maior será a sua chance de sucesso, esse conhecimento vem da experiência pratica ou de cursos de especialização.
8 – Independência: são aqueles que são independentes e constroem o próprio destino, não querem ser empregados mas sim empregadores.
9 – Persistência: são os que utilizam seu capital intelectual para criar valor para a sociedade, com geração de empregos, dinamizando a economia e inovando sempre em busca de soluções para melhorar a vida das pessoas.
10 – Flexibilidade e resistência a frustações: mesmo com o planejamento efetuado, sabem que em determinados momentos tenha a necessidade de corrigir ou alterar os rumos traçados.
11 – Criatividade: são aqueles que fazem a diferença, pois transformam algo de difícil definição ou uma ideia abstrata em algo concreto, transformando o que é possível em realidade.
12 – Propensão ao risco: aqueles
...