O tempo é certamente o ativo mais importante que dispomos em se tratando de operações financeiras.
Por: sinvs • 10/4/2016 • Trabalho acadêmico • 550 Palavras (3 Páginas) • 250 Visualizações
Módulo: 2
Título: Escolhas
Aluno: Ernesto Silva
Disciplina: Matemática Financeira Turma: MFQFEAD_T0110_1012
Introdução
O tempo é certamente o ativo mais importante que dispomos em se tratando de operações financeiras.
Justificativa
A transformação do dinheiro no tempo é apenas a consequencia das escolhas que efetuamos enquanto administradores dos recursos financeiros. O objetivo maior é permitir que estas escolhas gerem o maior retorno possível em termos de rentabilidade. Apenas com o tempo, isto é, aplicando o conceito de maximização de receitas em determinado período, é que teremos condições de avaliar se estas escolhas foram saudáveis ou não. O tempo é fundamental, pois o capital não aplicado torna-se prejuizo, em face dos rendimentos que poderia proporcionar caso estivesse aplicado na melhor alternativa.
Desenvolvimento
Nessa direçao, os regimes de capitalizaçao simples e compostos oferecem diferentes perspectivas. Em termos de dívidas, ou seja, para a contraçao de emprestimos, notas promissiorias ou quaisquer outros recebimentos adiantados por instituições financeiras, torna-se muito mais atraente aplicar um regime de capitalização simples. Afinal, os juros serão proporcionados a partir do valor futuro referencial, não somado aos juros de cada período. No entanto, para a aplicar o dinheiro em termos de investimentos, é muito mais atraente adotar o regime de juros compostos. As taxas de rentabilidade para o investidor serao muito mais atraentes desta forma, proporcionando melhores resultados financeiros.
CONCLUSÃO
Ao estudar a evolução do dinheiro no tempo, nota-se que a sua aplicação e sua própria existência só fazem sentido quando existir taxa que remunere o capital investido. Existem recursos na matemática financeira que medem a rentabilidade dessas aplicações e por permitirem que a escolha do recurso aconteça livremente, torna-se um dever aprender a investir, tornando significativas as |ideias e conceitos da matemática em organizações ou, até mesmo, em investimentos pessoais. Reconhecer o fenônemo do custo do dinheiro ao longo do tempo é fudamental e tem importante repercusão sobre o patrimônio da empresa. O custo do dinheiro obriga os gestores a terem especial atenção aos recursos financeiros colocados a disposição da instituição, seja através da eficiente aplicação de recursos disponíveis, seja na captação de recursos com a melhor taxa do mercado. Apesar de desejável não é possivel a captação de recursos no mercado à juros simples, então, para fugir dos efeitos do dinheiro no tempo, a empresa deve evitar endividamentos, bem como investir o capital evitando o custo da oportunidade perdida.
Na captação de recursos fundamental fugir da inadimplencia que onera mais o capital com mais juros, mais multas e outros encargos. Outra questão que precisa ser analisada pelas nações é o custo do dinheiro colocada a disposição das empresas. Para o desenvolvimento de setores estratégicos (TI, petróleo,
...